Ouvir o texto...

domingo, 4 de março de 2012

Manhãs musicais no Museu do Estado - ( Pará - MA )

Quem visita o Museu Histórico do Estado do Pará (Mhep) nas manhãs de sábado tem a oportunidade de percorrer as dez salas permanentes abertas à visitação, onde estão expostas mais de 3 mil peças de mobiliário, acessórios e telas, ouvindo música executada pela Orquestra de Câmara Quorum em uma sala do próprio museu. 

O projeto começou há cinco anos, quando o Grupo Quorum foi autorizado a usar os espaços vagos do Mhep para seus ensaios semanais. Atualmente, os músicos dispõem de uma sala, com cadeiras para uma pequena plateia. “É uma parceria fantástica. A gente veste e sua a camisa nesse trabalho, que é muito sério e prazeroso. Ficamos em sintonia com o espaço”, conta Sérgio Lobato, condutor da orquestra.

Segundo ele, a plateia começou a ser formada com os próprios funcionários do Mhep, que sempre davam um jeito de realizar alguma tarefa próximo ao local do ensaio. Os visitantes acabaram descobrindo de onde vinha o som e se aproximaram. “Eles vinham primeiro por curiosidade. Depois era despertado o interesse, e muitas vezes a emoção. Pra gente foi uma surpresa essa aproximação do público, já que se trata de um ensaio. Assim, o museu ganhou uma atração bem diferente, mas que combina com esse espaço”, reitera Sérgio Lobato.

PLATEIA

Sobre o fato de ter plateia em um ensaio, quando os músicos ainda estão acertando os instrumentos e o repertório para uma apresentação, o músico Otávio Gorayeb, que integra o grupo há dois anos, garante que “não tem problema algum. Todos sabem que se trata de um ensaio. E essa é uma oportunidade para o público ver a gente se preparando, construindo, moldando um espetáculo. Pra gente não tem problema nenhum, e, pela assiduidade, acho que para a plateia também não”, brinca.

A musicista Natália Costa está no Quorum há oito anos. Para ela, ensaiar no museu é uma valorização do trabalho desenvolvido pelo grupo. “As pessoas têm um acesso maior à nossa música por estarmos em um espaço público. E acaba sendo uma atração para o visitante. Pra gente, é muito gratificante tocar em um espaço como esse”, afirmou Natália.

O espaço abriga ainda grande parte do acervo técnico do Sistema Integrado de Museus (SIM), ligado à Secretaria de Estado de Cultura (Secult), ao qual o MHEP está vinculado. Somente entre fragmentos arqueológicos são mais de 120 mil itens. (Diário do Pará)


fonte:
http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-151919-MANHAS+MUSICAIS+NO+MUSEU+DO+ESTADO+.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário