Ouvir o texto...

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Dia do Artista Plástico


A data foi criada em homenagem a José Ferraz de Almeida Júnior (1850-1899), que nasceu no dia 8 de maio. Ele foi o primeiro artista brasileiro a retratar o homem em seu cotidiano.

Antes os artistas plásticos eram somente os pintores, os escultores, os ceramistas, os gravuristas, os desenhistas e os entalhadores. No entanto, quando a arte rompeu as barreiras da academia o artista foi além: começou a usar até mesmo o próprio corpo para se expressar sobre o mundo.  Além de infinitos recursos, o artista lança mão das novas tecnologias em suas criações.

Cabe ressaltar que artista não é exatamente um ser solitário como se propala.  Dependendo da dimensão e da complexidade da obra criada, pode necessitar trabalhar em parceria com engenheiros, mecânicos, fundidores, entre outros profissionais.

Pelo uso de uma infinita gama de recursos e pelo fato da arte extrapolar há tempos o conceito de estética, o artista plástico é chamado atualmente de artista visual.

almeida-junior12 almeida-junior11 almeida-junior10 almeida-junior9 almeida-junior8 almeida-junior5 almeida_junior6 Almeida Junior2 Almeida Junior1
Entre as obras de Almeida Jr. acima destacam-se: “As Lavadeiras” (1875), “Caipiras Negaceando” (1888), “Caipira Picando Fumo” (1893), “Amolação Interrompida (1894), “A Partida da Monção” (1898), e o “Violeiro” (1899). As imagens foram captadas do site Casa dos Violeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário