Ouvir o texto...

domingo, 9 de dezembro de 2012

Fundação Mário Peixoto lança Inventário Museográfico




A Fundação Mário Peixoto lançou neste mês o Inventário Museográfico de Mangaratiba. O processo de identificação de todas as peças dos acervos teve inicio logo após a inauguração do museu, em 26 de março deste ano. As peças foram classificadas ordenadamente, passando por sua identificação, classificação, catalogação e elaboração do relatório a fim de inventariá-las, através de documento onde contivesse o acervo total dos museus. Todo o processo foi realizado pelos funcionários do Museu Municipal de Mangaratiba, Luciano Heffner, Lúcia Aparecida Mello, Maira da Silva Rodrigues, Roseli Maria de Melo e Bruna Vasconcellos Braga.

Segundo Luciano Heffner, diretor do Museu Municipal de Mangaratiba, o inventário tem por objetivo registrar o acervo completo do Museu Municipal de Mangaratiba. "A estrutura é composta pelos museus Histórico Municipal, Malacológico ou das Conchas (de propriedade de Carlos Bernardo Servolino, o doutor Carlito) e as Salas Mário Peixoto e Limite. A nossa intenção é manter, de forma organizada, todas as informações levantadas e catalogadas, não só na forma de textos, como também através de fotografias, ilustrando peça a peça, disponibilizadas para toda e qualquer consulta a ser realizada sobre os itens dos museus".

Os acervos do Museu Histórico Municipal de Mangaratiba e das salas Limite e Mário Peixoto são compostos de 700 peças, e o Museu Malacológico de 455 peças, totalizando 1.155 peças nos acervos gerais. Dentre as peças, encontram-se antigos mobiliários adquiridos pela Fundação Mário Peixoto por meio de doações feitas por famílias tradicionais de Mangaratiba de peças raríssimas, como é o caso do berço que pertenceu à Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira, a "Heroína da Inconfidência Mineira", adquirido em um leilão em Minas Gerais pela família Breves e doado à Fundação Mário Peixoto por Flávio Breves.

Segundo Luciano, também foram encontrados achados arqueológicos, descobertos durante as escavações do terreno do prédio do Barão do Saí durante a sua reforma, em 1987, peças do século XIX usadas por escravos na lavoura e uma máquina de costura utilizada nas filmagens de "Limite", filme de Mário Peixoto e de livros de poemas e poesias de sua autoria.

No Museu Malacológico o fóssil de uma concha datado de 150 milhões de anos é uma das atrações. Para os interessados em visitar o espaço, o funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 19h. Sábados, domingos e feriados o horário é das 14h as 19h. O Museu fica na sede da Fundação Mario Peixoto, na Rua Coronel Moreira da Silva, nº 173, Centro de Mangaratiba.

fonte:
http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,66581,Fundacao-Mario-Peixoto-lanca-Inventario-Museografico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário