Ouvir o texto...

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Estónia Prémio Museu Europeu do Ano inclui museus portugueses


O Prémio Museu Europeu do Ano 2014 vai ser disputado a 17 de maio, na Estónia, por 37 museus, entre eles dois portugueses, o Museu dos Transportes, no Porto, e da Baleia, na Madeira, anunciou a organização.



A lista de nomeados foi divulgada no sítio 'online' do Prémio Museu Europeu do Ano (European Museum of the Year Award - EMYA, na sigla original, em inglês) deste ano, que será entregue no final de uma assembleia anual a decorrer entre 14 e 17 de maio em Tallin.

A nomeação dos dois museus portugueses tinha já sido anunciada em dezembro de 2013.

Na área da museologia, este é o principal e o mais antigo dos galardões atribuídos pelo European Museum Forum (EMF) e também o mais prestigiado na Europa.

Criado em 1977 pelo Conselho da Europa, o Fórum Europeu dos Museus é uma organização transnacional sem fins lucrativos que se dedica há 35 anos a várias iniciativas para melhorar a qualidade dos museus europeus.

A candidatura do Museu dos Transportes e Comunicações, no Porto, baseou-se no processo de requalificação que desenvolveu recentemente e da apresentação de duas exposições permanentes: "Comunicar", em dezembro de 2012, e "O motor da República: os carros dos Presidentes", em maio de 2013.

O museu também criou um novo percurso de visita ao edifício da Alfândega do Porto, que acolhe aquela entidade.

Quanto ao Museu da Baleia, situado no município de Machico, na Madeira, narra a história da caça à baleia no arquipélago, desde os anos 1940, e inclui ainda informação sobre a biologia e a proteção das baleias e golfinhos.

Entre os outros 37 museus nomeados estão o Tirol Panorama mit Kaiserjägermuseum, em Innsbruck, na Áustria, o museu People and Art House Lauba, em Zagreb, na Croácia, o Åland Maritime Museum, em Mariehamn, na Finlândia, o Museum of Art Ravensburg, em Ravensburg, na Alemanha, o Waterford Museum of Treasures, em Waterford, na Irlanda, e o Money Museum of the Bank of Lithuania, em Vilnius, na Lituânia.

O vencedor de 2013 foi o Museu Riverside de Glasgow, na Escócia, e em 2012 o galardão foi conquistado pelo Museu Madinat al-Zahra, da cidade espanhola de Córdova.

Na edição do ano passado, o Museu Machado de Castro, de Coimbra, foi distinguido com outro galardão Fórum Europeu dos Museus, o Prémio Kenneth Hudson.

fonte>http://www.noticiasaominuto.com/cultura/211724/premio-museu-europeu-do-ano-inclui-museus-portugueses

Nenhum comentário:

Postar um comentário