Ouvir o texto...

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Museu de Gurupi conta a história dos primeiros moradores da cidade

O Museu Histórico Cultural Benjamim Rodrigues está localizado no Centro Cultural Mauro Cunha, em Gurupi, a 230 km de Palmas. Com vasto acervo composto por objetos, fotos e documentos, o espaço resgata os 55 anos de história da terceira maior cidade do estado.

Benjamim Rodrigues, que dá nome ao Museu, é um dos fundadores da cidade. O município de Gurupi teve sua criação ligada à construção da Rodovia BR 153, que corta o Tocantins de Norte a Sul.

Um dos destaques no Museu Benjamim Rodrigues é a Sala de Música Milton Ferrer, que leva o nome de um dos primeiros músicos de Gurupi. Em exposição no local, estão instrumentos como a guitarra de Zé Américo, o violão de Adão Ferreira, o teclado de Milton Ferrer e a tumba de Ademar Batista. Todos, eram artistas da região que fizeram parte da vida cultural da cidade.

Para o coordenador do Museu, Silon Sales, o museu é um importante espaço para que as pessoas conheçam aspectos culturais e sociais da sociedade no início da formação urbana de Gurupi. “Por meio de uma aula com a máquina de datilografia, é possível mostrar a evolução tecnológica. Outro ponto importante são as fotos, por meio delas é possível fazer uma leitura cultural e social, sobre o estilo e a criatividade da época”, ressalta.


Visitação

Nesse período em que se comemora 12ª Semana Nacional de Museus, cerca de 250 pessoas visitam o local todos os dias. A educadora Maria da Conceição Teixeira Brito, diretora do Centro Educacional Fé e Alegria Bernardo Sayão, levou 300 alunos para conhecer o Museu, com o objetivo de fomentar nos estudantes o interesse pela história e cultura do município. ‘A nossa escola foi a primeira instituição educacional fundada na cidade. É importante para os alunos visitarem o Museu para observar a história e ter uma consciência de respeito ao que passou, valorizando a família, os avós e os personagens que se destacaram na nossa cidade”, afirmou.

Museu Histórico Cultural Benjamim Rodrigues funciona todos os dias, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Visitas guiadas podem ser agendas pelo telefone  (63) 3312 – 5767. @edisonmariotti #edisonmariotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário