Ouvir o texto...

sexta-feira, 16 de maio de 2014

'Museu Encantador' chega a Alter do Chão com oficinas no Espaço Bicho


Além de Alter, diretoras do projeto visitam Recife (PE) e Natal (RN). Projeto busca relação entre as culturas portuguesa e brasileira.



Cena dos primeiros resultados de pesquisa durante o Festival Dois Pontos/2013 (Foto: Divulgação/Museu Encantador)

A vila de Alter do Chão, em Santarém, oeste do Pará, recebe no período de 9 a 20 de maio o projeto luso-brasileiro 'Museu Encantador', organizado pela dramaturga e performer portuguesa Rita Natálio e com co-direção da diretora brasileira Joana Levi. O projeto tem como finalidade realizar pesquisa e oficina com público local, artistas, pesquisadores e curadores e estimular a reflexão sobre a noção de encantamento na relação entre as culturas portuguesa e brasileira.

O Museu Encantador foi contemplado com o Prêmio Rede Nacional Funarte Artes Visuais 10ª edição e procura responder perguntas como: o que é encantamento? Existiria alguma relação entre encantamento e cultura? O que seria um museu do “encantamento cultural” de Portugal e do Brasil? Para isso, as diretoras Rita e Joana realizam uma primeira viagem de pesquisa pelo país, passando por Alter do Chão, Recife e Natal. O resultado final será um espetáculo-instalação que relaciona performance, arte, texto, vídeo e fotografia. A apresentação está prevista para o segundo semestre de 2014, no Museu da Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM).

As oficinas acontecem no Espaço Bicho. Artistas, pesquisadores e o público geral são convidados a discutir os rumos do projeto e realizar “percursos de encantamento”. Na ocasião, serão colhidas imagens e entrevistas que retratem as culturas dos diversos “Brasis”.
 
Projeto realiza encontro aberto neste domingo (18)
(Foto: Divulgação/Museu Encantador)

Neste domingo (18), um encontro aberto será realizado para expor o material produzido e discutir o rumo do projeto. Filmagens da paisagem de Alter do Chão, obras de artes e depoimentos também fazem parte da visita.

Rita Natálio
Nasceu em Lisboa em 1983 e vive em São Paulo. É performer, dramaturgista e pesquisadora. Realiza atualmente uma pós-graduação no Núcleo de Subjetividade da PUC - São Paulo com Peter Pal Pélbart e com o apoio de bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian de Portugal. Formou-se em dança na Universidade de Paris VIII e o seu trabalho cruza a criação de espetáculos com seus estudos académicos na área da estética, filosofia e biopolítica.

Joana Levi
Nasceu no Rio de Janeiro. É diretora e atriz. Vive entre São Paulo e Rio de Janeiro. É graduanda de Filosofia na Universidade de São Paulo e desenvolve pesquisa sobre as confluências entre as artes performativas e a filosofia contemporânea. Teve parte de sua formação na Itália, junto à Fondazione Pontedera Teatro e nos EUA, em residência artística, incluída no Programa de Artes Cênicas do Museu de Arte de Cleveland (Ohio). Sua última criação, a intervenção site specific, IN_TRÂNSITO (contemplada pelo Prêmio Montagem Cênica 2011 e pelo Fomento Carioca 2013) ocupou estações e trens do Rio, numa parceria com a Cia Marginal.

Serviço
O que? Museu Encantador
Quando? 9 a 20 de maio (conversa pública: 18 de maio às 18h)
Onde: no Espaço Bicho, em Alter do Chão
Contato para inscrição: museuencantador@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário