Ouvir o texto...

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Pinacoteca Benedicto Calixto será museu referência em evento estadual

O Encontro Paulista de Museus reúne, anualmente, mais de 1000 participantes, entre prefeitos, secretários de cultura, dirigentes, profissionais de museus do estado de São Paulo e de todo o país e convidados internacionais, como Georgina Young, do Museum of London, com o objetivo de debater aspectos da gestão e da política das instituições museológicas brasileiras, bem como ampliar a rede de interlocução e de colaboração dos museus paulistas.



A Pinacoteca Benedicto Calixto será citada como o único museu da América Latina a disponibilizar um livro interativo para iPads (Foto: Divulgação/PMS)

Na sexta edição do evento, marcada para os próximos dias 02, 03 e 04 de junho, a Pinacoteca Benedicto Calixto será citada como o único museu da América Latina a disponibilizar um livro interativo para iPads, com acesso gratuito para download e consulta. Nem mesmo instituições como a Pinacoteca do Estado ou o Masp, que é o museu mais visitado do Brasil, desenvolveram um projeto tão avançado até o momento.

Em uma área especial, onde apenas 25 instituições vão mostrar projetos nas áreas estruturantes ou educativas, a Pinacoteca Benedicto Calixto vai ocupar um dos espaços e apresentar para o público do Encontro o Calixto Digital.

“Recebemos com orgulho e satisfação o convite para integrar um grupo tão seleto. É o reconhecimento de um trabalho sério, que tem como principal objetivo avançar, democratizar e e valorizar ainda mais o museu e a obra de Calixto”, diz a vice-presidente da Pinacoteca, Silvia Teixeira Penteado.

Calixto Digital coloca a Pinacoteca a frente do seu tempo

A Pinacoteca Benedicto Calixto é, hoje, o único museu da América Latina a dispor de um livro interativo para iPads. Com tecnologia multi-touch (multi-toque), “Calixto Digital” permite ao usuário interagir de maneira simultânea com textos, imagens, vídeos e sons. Criada, produzida e editada pela equipe da BITCOM Comunicação Digital, a obra está disponível para iPads a partir da 2ª geração e computadores com o sistema MAC OS.

Com aproximadamente 100 páginas, o livro é ilustrado com fotos em alta resolução,vídeos e trilha sonora exclusiva. Animações criadas pela empresa oferecem ao leitor um passeio sensorial pelas obras de Benedicto Calixto em exposição permanente no histórico Casarão Branco que abriga a Pinacoteca.

As fotos foram clicadas pelo fotógrafo André Luiz Salibi e revelam detalhes do antigo imóvel e das obras de Calixto nunca antes destacados. Os textos, conduzidos pelos jornalistas Maurício Businari e Maria Cecília Rodrigues, abordam o contexto da época em que viveu o artista e sua trajetória, desde a infância até sua consagração como um dos maiores ícones da pintura paulista. E recontam a história do Casarão, revelando as experiências vividas por sua antiga moradora, Edith Pires, na Era de Ouro do café.

Com a tecnologia empregada, é possível aproximar as imagens e destacar detalhes das obras quase imperceptíveis a olho nu. O leitor consegue notar desde a profusão de cores usadas pelo artista em cada obra até o volume de suas pinceladas, demonstrando a tridimensionalidade do ser, paisagem ou objeto que o pintor intencionava retratar.

Os vários recursos - que possibilitam a manipulação das fotos com os dedos, aumentando, diminuindo ou aproximando-as - permitem ainda, por exemplo, que as vozes dos entrevistados sejam ouvidas ao toque de um botão. Outro ponto fundamental da plataforma é que ela permite fazer anotações, que podem ser realizadas como “post-its” (lembretes) em páginas individuais ou em fichas para revisão. Para selecionar um texto é só deslizar o dedo pela tela, em um movimento tão simples quanto intuitivo. Isso sem falar no glossário para esclarecer os termos mais difíceis.

A trilha sonora é uma atração à parte. Produzida eletronicamente com softwares de última geração, ela foi composta especialmente pelos artistas do HI-BRAZIL para dar ambiência sonora aos vídeos e animações que acompanham a narrativa. Para chegar aos arranjos finais, o grupo pesquisou a história e os ritmos e sonoridades da época em que viveu Benedicto Calixto, como o maxixe, o chorinho, e o lundu.

Calixto Digital” pode ser baixado diretamente no site da Pinacoteca (www.pinacotecadesantos.org), no formato iBooks 2, para iPads e computadores que operam com o sistema MAC OS. A boa surpresa é que ele também poderá ser baixado no formato PDF, sem animações, porém mantendo a qualidade das imagens, com fotos de alta resolução e textos elucidativos sobre a Pinacoteca e a trajetória do pintor.
Para ler mais notícias, curta a página do Diário do Litoral no Facebook, siga nosso Twitter ou adicione ao Google+
@edisonmariotti #edisonmariotti 

Nenhum comentário:

Postar um comentário