Ouvir o texto...

segunda-feira, 12 de maio de 2014

'Sinfonia da Metrópole' encanta o público do Museu do Estado do Pará (MEP).

Um dos mais famosos filmes mudos, em preto e branco, produzido em 1927, “Berlim - Sinfonia da Metrópole”, do diretor Walther Roitman, ganhou um brilho especial com o acompanhamento musical de parte da Orquestra de Câmera de Berlim, na noite do último sábado, 10, no Museu do Estado do Pará (MEP). A apresentação, inédita no Brasil, batizada de “Berlim - Sinfonia da Metrópole” encantou o público que prestigiou por cerca de duas horas um espetáculo aplaudido em países como Alemanha e China.

Sob a batuta dos maestros Marcelo Falcão e do alemão Hans Brandner, acompanhados pelos músicos brasileiros, com formação na Alemanha, Cássio Vieira (flauta), Gabriel Peter (clarinete), Carlos Bertão (fagote), Werley Nicolau (trompa) e Wellington Gonçalves (trompete), o clássico de Roitman que apresenta o dia-a-dia da Berlim de sua época, ganhou som em forma de poemas musicados.

A professora Sandra Correia, que acompanhou a apresentação ao lado do marido Ricardo Souza, contou que ficou encantada com o que viu. “Poucas são as oportunidades de ver um espetáculo dessa qualidade e ainda de graça, em nossa capital. Um trabalho irretocável dos maestros e músicos que toca a alma de qualquer pessoa, sem falar no filme que é um clássico”, opinou.

A aposentada Leila Santos, classificou a apresentação como “uma das mais bonitas”, que já acompanhou. “Tudo estava perfeito, o local escolhido, a músico e o filme, que trata de um período muito importante da história mundial, disse.

A coordenadora da Casa de Estudos Germânicos da Universidade Federal do Pará, Sabine Reiter, que promoveu o evento em parceria a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), detalhou que “Berlim - Sinfonia da Metrópole” surgiu do projeto do pianista e arranjador Hans Brandne, que criou uma nova orquestração da obra original, em comemoração ao jubileu de 200 anos da Universidade Humboldt de Berlim, numa formação para a orquestra de câmara. A nova versão foi lançada em 2011 pela editora especializada em cinema-mudo Ries & Erler. “Ela já foi apresentada na Europa e China, e agora no Brasil. Primeiramente na capital paraense e depois segue para apresentações no Rio de Janeiro e em São Paulo”, ressaltou.

O diretor do MEP, Sérgio Melo, afirmou ser uma honra para o museu receber trabalho dessa importância e garantiu que a Secult vai continuar se empenhando para trazer obras dessa magnitude. “O público paraense pode esperar mais eventos de qualidade como o “Berlim - Sinfonia da Metrópole”. Já estamos negociando para trazer ainda este ano, “Os Mestres da Gravura” e o “Ciclo de Modernidade”, adiantou.

A apresentação “Berlim - Sinfonia da Metrópole” foi promovida pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secult, Secretaria de Promoção Social, Sistema Integrado de Museus, Museu do Estado do Pará e Casa de Estudos Germânicos da UFPA, com patrocínio do Bertelsmann e Visit Berlim.
@edisonmariotti - #edisonmariotti
Alexandra Cavalcanti
Secretaria de Estado de Cultura
fonte:http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=101295

Nenhum comentário:

Postar um comentário