Ouvir o texto...

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Museu de Computação Professor Odelar Leite Linhares




O ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, do Campus USP, São Carlos) oficializou em 2000 o “Museu de Computação Professor Odelar Leite Linhares”. 
 
O Museu de Computação herdou o acervo e filosofia do “Museu de Instrumentos de Cálculo Numérico”, idealizado e criado em 1978 pelo Prof. Odelar Leite Linhares, então docente do Departamento de Ciências de Computação e Estatística. Segundo depoimento do Prof. Odelar, colhido em Novembro de 2001, a idéia de criar o Museu de Instrumentos do Cálculo Numérico, no então ICMSC-USP, veio da constatação de que o advento das mini-calculadoras eletrônicas digitais lançadas pela HP (Hewlett Packard) em 1972 (e, mais tarde, dos microcomputadores pessoais), tornaria rapidamente obsoletos os instrumentos de cálculo então em voga, como réguas de cálculo, máquinas de calcular mecânicas ou eletromecânicas, tabelas de funções matemáticas, principalmente as de funções trigonométricas, ábacos de todas as espécies etc., como de fato aconteceu. 
 
As mini-calculadoras digitais (e, posteriormente, os minicomputadores pessoais) difundiram-se rapidamente, tornando-se de uso obrigatório e generalizado em praticamente todos os ramos da atividade humana, substituindo completamente os dispositivos antes utilizados para se fazer cálculos. Nas palavras do próprio Prof. Odelar:

“Em vista do incontestável sucesso desses novos instrumentos de cálculo e do conseqüente desuso dos antigos, ocorreu-nos reunir, em uma pequena sala, o que destes ainda possuíamos, para que sua lembrança de todo não desvanecesse. Tal acervo muito se ampliou em conseqüência de campanha que se fez, solicitando a quantos fossem, eventualmente, possuidores de tais instrumentos que no-los doassem, para que pudéssemos concretizar a criação de um Museu de Instrumentos do Cálculo Numérico, como desejávamos. Fomos plenamente atendidos e o Museu, em conseqüência, se tornou realidade.”

O Museu de Cálculo está listado no Catálogo das Coleções Especiais e Acervos Museológicos da USP de 2003, compilado pela Comissão de Patrimônio Cultural da USP e seu acervo que contava, em 2000 com 219 peças cadastradas. Instalado por vários anos no interior da Biblioteca Prof. Achile Bassi, do ICMC, com as peças exibidas como parte do acervo da Biblioteca, devido à escassez de espaço o Museu foi deslocado para um local externo, dentro das dependências do Instituto, em caráter provisório.

Após a aposentadoria do Professor Odelar, muitas iniciativas demandaram esforço considerável do corpo docente do Departamento de Ciências de Computação e Estatística, e o Museu ficou, por algum tempo, em segundo plano. Entretanto, sempre houve interesse em retomar a iniciativa do Prof. Odelar e, nesse meio tempo, o acervo continuou a receber doações esporádicas, não só de instrumentos de cálculo, mas também de computadores e outros artefatos computacionais que se tornavam obsoletos. 
 
É nesse cenário que foi instituído, em 2002, o Museu de Computação Professor Odelar Leite Linhares, vinculado ao Departamento de Ciências de Computação e Estatística, tendo sido definidos o regimento e uma Comissão Coordenadora. A iniciativa da chefia do departamento reflete o anseio de vários membros do corpo docente de reativar o Museu, organizando e documentando o acervo, de maneira a aproveitar a coleção de peças, de caráter único, para documentar e contar a história da computação no Brasil.

Atualmente o Museu se encontra em reforma para melhor receber os visitantes.

Telefone para contato: (0**16) 3373-9146 http://mc.icmc.usp.br/ @edisonmariotti #edisonmariotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário