Ouvir o texto...

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Museu do Semiárido é reaberto em Campina Grande

Espaço foi inaugurado em 2007 pelo Instituto Nacional do Semiárido. Artigos típicos de casas do interior podem ser vistos na Museu.



O Museu Interativo do Semiárido guarda informações sobre o clima que prevalece em boa parte do Nordeste brasileiro e que na Paraíba se concentra nas regiões do Cariri e Sertão. O espaço fica na Universidade Federal de Campina Grande e estava fechado passando por reformas e melhorias e foi reaberto ao público nesta segunda-feira (16), justamente em época de São João.

O espaço foi inaugurado em 2007 pelo Instituto Nacional do Semiárido, que tem importantes pesquisas e trabalhos com agricultores da Paraíba. No museu, os visitantes encontram artigos de uma típica casa da zona rural do interior de cidades que têm o clima seco. São desde móveis rústicos e refinados como cristaleiras até camas com lastro de couro, vitrolas, tamboretes, cacimbas, cantil, ancoretas e cabaça. O museu tem ainda o espaço para a religiosidade com o tradicional altar do canta da parede.



Também são lembrados os equipamentos industriais utilizados na produção de artigos tipicamente nordestinos. “Há também um espaço onde são contadas as estórias de lendas regionais, como Comade Fulôzinha, Curupira e Caipora”, explicou o curador do museu, Daniel Duarte.

O espaço fica aberto todos os dias de 8h às 11h e das 13h às 17h. A entrada é gratuita e o campus da UFCG fica em Bodocongó. Outro local da cultural regional aberto este mês foi o Museu de Arte Popular da Paraíba às margens do Açude Velho, onde estão obras de cantores, poetas, repentistas e artesãos do estado.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2014/06/museu-do-semiarido-e-reaberto-em-campina-grande.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário