Ouvir o texto...

domingo, 29 de junho de 2014

Museu preserva memória da origem religiosa de Trindade, em Goiás

Acervo tem réplica de medalhão que remete ao surgimento da cidade. Prédio construído em 1912 abriga o museu, que tem entrada gratuita.

Prédio construído em 1912 abriga o museu (Foto: Luísa Gomes/G1)

Moradores e romeiros que visitam Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, podem conhecer mais sobre o vínculo entre a religião e a história da cidade no Museu da Memória de Trindade. O acervo do local, com documentos, fotografias e obras de arte, relata a história do município desde quando o local era denominado Distrito de Santa Cruz, por volta de 1770.


Uma das atrações do museu é uma réplica de um medalhão encontrado às margens do Córrego Barro Preto pelo casal de agricultores Constantino Xavier e Ana Rosa por volta de 1840. A história remete às origens da cidade e sua tradição católica. Milagres atribuídos ao objeto, que possui a imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria, começaram a atrair cada vez mais devotos que se reuniam na fazenda do casal para rezar o terço em louvor ao Divino Pai Eterno.

A procura pela imagem fez desenvolver a região onde hoje está a cidade de Trindade, com população estimada em 104.488 habitantes, de acordo com dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o museu, o medalhão original é guardado em local desconhecido após ocorrências de tentativas de furtos do objeto. 


Escultura retrata casal que achou medalhão
(Foto: Luísa Gomes/G1)

Sobradinho
O museu funciona em um prédio conhecido como “sobradinho”, construído em 1912. Originalmente a casa era de uma fazenda e passou por diversos donos até ser desapropriada pela prefeitura de Trindade em 1988, quando foi instalada a “Casa de Cultura” e, em agosto de 1998, passou a abrigar o museu.

Segundo uma guia do local Ana Cristina Aguiar, o museu recebe cerca de mil visitantes anualmente. Ela relata que a existência do espaço que preserva a cultura e história local ainda é desconhecida por muitos moradores de Trindade. “Muita gente aqui da cidade nem sabe que existe. Quem mais vem aqui são as pessoas de fora, de São Paulo, por exemplo”, conta.

Serviço:
O que: Museu da Memória de Trindade
Onde: Rua Nicodemos Neri, Setor Central
Quando: Aberto de segunda a sexta-feira das 8h às 13h e das 13h às 17h. Nos sábados o museu funciona das 8h às 13h.
Quanto: Entrada gratuita.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://g1.globo.com/goias/festa-do-divino-pai-eterno/2014/noticia/2014/06/museu-preserva-memoria-da-origem-religiosa-de-trindade-em-goias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário