Ouvir o texto...

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

II Encontro de História, Memória e Oralidade

Tema central é Movimentos Migratórios, Memória e Vivência na Unesp de Assis

O II Encontro de História, Memória e Oralidade ocorre na Unesp de Assis de 14 a 17 de outubro. O evento abre espaço para debater e problematizar o uso da História Oral na constituição de fontes para o estudo da história. O evento evidencia a necessidade que ainda existe de fazer ver, por meio do debate, a muitos historiadores e estudiosos como, na atualidade do mundo globalizado, onde a comunicação de massa suprime a ideia de memória, porque tudo é muito volátil e consumível, este instrumento, deixou de ser apenas uma metodologia para tornar-se um elemento de luta política pela valorização das identidades culturais e humanas.

O tema do II Encontro , "Movimentos Migratórios, Memória e Vivência", pretende retomar e valorizar a memória do imigrante enquanto narrador de suas vivências, quando de sua chegada, em terras que não eram suas. Serão   retomados os depoimentos de imigrantes japoneses, alemães, portugueses, espanhóis, italianos, libaneses, enfim, todos aqueles que decidiram vir para o Brasil e aqui fincar raízes. Também será problematizada a versão da historiografia oficial, ou seja, de que a chegada e recepção dos imigrantes no Brasil foi regada de simpatias e "portas abertas".

O escopo deste II Encontro é o resgate dessas experiências e, principalmente para nós historiadores, o ensejo de colocar em revisão o discurso oficial e celebrativo, que demonstra ser esta fase da nossa história algo construído sem problemas e sofrimentos. Propomos uma nova versão para esta história , que resgate a chegada desses seres humanos , arrancados de suas terras natais , e sua adaptação em "terras brasílicas", de maneira menos alegórica. Gostaríamos de ensejar , portanto, esta discussão, - que só é possível, através da história Oral - , contando com o depoimento daqueles que podem nos contar suas vivências, pois como diz Walter Benjamim , não levar em conta a importância da memória é arrancar de nós uma qualidade que se extingue a cada dia. "E como se estivéssemos sendo privados de uma faculdade que nos parecia totalmente segura e inalienável : a faculdade de intercambiar experiências".

Período: de 14/10/2014 à 17/10/2014
Local: Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Assis
Coordenação: Prof. Eduardo José Afonso
Promoção: Departamento de História
Vagas: 250
fonte: @edisonmariotti Informações http://www.assis.unesp.br/#!/departamentos/historia/i-encontro-de-historia-memoria-e-oralidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário