Ouvir o texto...

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Igreja dos Clérigos reabre dia 12 e em 2015 acolhe Museu do Cristo

A Igreja dos Clérigos, no Porto, reabre recuperada no dia 12. A festa de inauguração durará 3 dias e incluirá animação e visitas gratuitas. Na Semana Santa de 2015, será inaugurado o Museu do Cristo, com mais de 400 peças.
 



De acordo com o presidente da Irmandade dos Clérigos, Américo Aguiar, os Cristos foram doados por um “senhor de Baião radicado em Lisboa, onde tem um antiquário” e o objecto mais antigo da colecção que vai ocupar o terceiro piso do edifício “será do século 12”.

Américo Aguiar garantiu ainda que, enquanto for presidente da Irmandade, o acesso à igreja será grátis, facto que mereceu elogios de Virgílio Macedo, do PSD, o único grupo parlamentar a participar numa visita, esta quarta-feira, para a qual foram convidados os deputados de todos os partidos eleitos pelo círculo do Porto.

“Fiquei particularmente satisfeito em saber que o acesso à igreja vai continuar gratuito. Isto mostra a abertura da igreja à sociedade. Acho que são umas obras notáveis de recuperação deste ex-líbris da cidade. Não tenho dúvidas de que, depois do espaço estar reaberto e de, no próximo ano, ser aqui aberto o Museu do Cristo, esta será ainda uma maior centralidade para todos os que nos visitam”, destacou o deputado social-democrata, em declarações à agência Lusa.

Américo Aguiar esclareceu ter reservado a inauguração do Museu do Cristo para a Semana Santa porque “no Porto não há muitas tradições ligadas” àquela celebração e “o museu pode ter o papel de cativar um bocadinho mais nesse tempo litúrgico importante para a igreja e para o ciclo turístico”.

Quanto à reabertura da renovada igreja dos Clérigos, o presidente da Irmandade vincou que será com uma missa, às 12h do dia 12 de Dezembro, exactamente 235 anos depois da primeira inauguração.

Nos dias 12, 13 e 14, as visitas a todas as valências dos Clérigos vão ser “de graça”, estando previsto “diversificar os públicos e os momentos” de celebração, disse, sem adiantar detalhes.

O responsável admitiu a vontade de deixar o espaço aberto durante 72 horas, explicando estar ainda a “reflectir” sobre o assunto.

Américo Aguiar reconheceu que a reabilitação do espaço vai obrigar a elevar a gestão “para um patamar mais profissional”, nomeadamente através da contratação de guias turísticos qualificados (actualmente estão em funções quatro, mas o responsável prevê ter o dobro).

Também será necessário formar uma equipa de musealização, para “garantir conteúdos e gestão de reservas”, mas o presidente da Irmandade recusou avançar com números.

Américo Aguiar esclareceu ainda que o tarifário das visitas não vai aumentar, mas vai tornar-se diferenciado: dois euros para o acesso à torre e outro tanto para conhecer o espólio da Irmandade, onde haverá, por exemplo, informação sobre o barroco e Nicolau Nasoni.

O presidente da Irmandade revelou a intenção de ter concertos diários de órgão na igreja, mas reconheceu não ter encontrado ainda a forma de o fazer.

A solução, explicou, pode passar por criar uma escala de organistas de várias instituições da cidade ligadas à música.

A intervenção nos Clérigos representa um investimento total de 2,6 milhões de euros, comparticipados em 1,7 milhões pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), cabendo os restantes 800.000 euros à Irmandade, com recurso a financiamento do programa Jessica.
fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.porto24.pt/cidade/igreja-dos-clerigos-reabre-dia-12-e-em-2015-acolhe-museu-cristo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário