Ouvir o texto...

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Associação de Museologia distingue José Luís Porfírio com Prémio Personalidade 2014

Lisboa, 11 dez (Lusa) - A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) vai distinguir o historiador José Luís Porfírio com o Prémio Personalidade 2014 no âmbito dos galardões anuais atribuídos pela entidade no setor, revelou hoje a entidade à agência Lusa.

De acordo com João Neto, presidente da APOM, o nome de José Luís Porfírio, museólogo, curador e crítico de arte, de 71 anos, "obteve o consenso da direção [da associação] na escolha de uma personalidade que se distinguiu particularmente no ano passado" no universo da museologia.

Os prémios da APOM são referentes ao ano anterior da atribuição.

Licenciado em História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, José Luís Porfírio fez o curso de conservador no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, onde exerceu essa atividade a partir de 1973.

Foi nomeado diretor do Museu de Arte Antiga em 1996, cargo que ocupou até 2004.

Depois de aposentado, manteve a atividade de crítico de arte profissional, iniciada nos anos 1970, tendo colaborado em jornais como o "Diário de Lisboa" e "O Jornal", e revistas como a "Brotéria", a "Colóquio/Artes", e a "Artes e Leilões".

Desde 1980 é colaborador permanente do jornal Expresso na área da crítica de arte.

Foi comissário de várias exposições e publicou monografias sobre artistas como José de Guimarães, Rogério Ribeiro e Menez.

A exposição "António Dacosta 1914 | 2014" que está atualmente patente no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, tem curadoria de José Luís Porfírio.

A divulgação do Prémio Personalidade do Ano na museologia antecede a divulgação do palmarés dos prémios da APOM, com cerca de duas dezenas de categorias, na sexta-feira, a partir das 15:00 no Museu da Farmácia, em Lisboa.

Fundada em 1965, a APOM atribui os galardões desde 1997, para distinguir museus, projetos, profissionais e atividades desenvolvidas no setor.

Os prémios são atribuídos pela APOM para incentivar o espírito de preservação e divulgação do património dos museus, segundo a associação, que distingue ainda, entre outros, a melhor intervenção e restauro, o melhor catálogo, mecenato e projeto museográfico.
AG //GC
Lusa/Fim - Fonte: Agência Lusa @edisonmariotti #edisonmariotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário