Ouvir o texto...

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas se desenvolve em espaço cultural e dinâmico




Fundado em 1976, o Museu de Ciência e Técnica é uma das principais atrações turísticas de Ouro Preto. Localizado no centro histórico da cidade, o local conta com um valioso acervo que é organizado em setores temáticos. Assim, os visitantes podem descobrir a história e as curiosidades da mineração, da siderurgia e da astronomia, entre outras atrações.

Atualmente, seis projetos desenvolvidos por alunos e professores da UFOP ajudam a garantir a continuidade e o bom funcionamento do espaço. O programa integrado de extensão para o ensino e a divulgação da ciência foi criado no primeiro semestre de 2004 e reúne todos os projetos de divulgação científica desenvolvidos no Museu, além dos vários cursos e oficinas que são ministrados para a comunidade e escolas da região. Já o Projeto Astronomia Itinerante, coordenado pelo professor Silmar Travain, do Departamento de Física (Defis), destaca-se por ser uma iniciativa pioneira no Estado, que contempla o deslocamento de telescópios, computador, projetor e equipe técnica até os bairros e distritos de Ouro Preto e cidades vizinhas para apresentação de palestras e atividades de observação dos astros do céu noturno, permitindo o contato das comunidades com o conhecimento científico e astronômico.

No Museu Educa, são feitos o atendimento e o monitoramento de escolas e grupos visitantes nas instalações do Museu, permitindo o contato das pessoas com o conhecimento científico e a preservação da memória científica e tecnológica nacional. Já o Programas de Rádio e Divulgação Científica permite que, durante a programação da Rádio UFOP Educativa, sejam apresentados pequenos programas com duração média de 3 minutos, nos quais são apresentadas informações sobre ciência de uma maneira em geral e, particularmente, sobre Astronomia e sobre o acervo do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas. 

"O museu, no contexto atual, é um centro cultural dinâmico e ativo. Um museu universitário que se mantém ativo tem execução de projetos de extensão e pesquisa que vão necessariamente envolver alunos da Universidade, permitindo  a esses estudantes a oportunidade de atuação nos espaços. Além disso, por meio desses projetos, é possível receber o grande público e conseguir dar retorno para a sociedade", destaca o professor Gilson Nunes, um dos coordenadores do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP

Outros projetos realizados no espaço são a Taxidermia, Educação e Preservação e a Preservação de Acervos Museológicos. No primeiro, animais são empalhados e conservados em ambientes que se assemelham ao habitat natural, transmitindo a ideia de como os bichos realmente viviam. Já no segundo,  alunos do curso de Museologia praticam variadas ações para contribuir para a preservação dos acervos contidos nos Museus de Ciência e Técnica e da Escola de Farmácia. Ambos os projetos são comandados pelo coordenador do Laboratório de Conservação e Restauro do Departamento de Museologia da UFOP, Edson Fialho de Rezende.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti - Outras informações sobre o Museu e seus projetos podem ser obtidas pelo telefone (31) 3559-3118, site, ou e-mail museu@ufop.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário