Ouvir o texto...

terça-feira, 17 de março de 2015

1928 թվականին հայերը նախագահ Altino որոշել է լողավազանում մինչեւ Որպեսզի աջակցել միմյանց նյութական եւ սրտառուչ ծրագրերի. -- Em 1928, os armênios de Presidente Altino decidiram congregar-se com a finalidade de auxiliarem uns aos outros nos planos material e afetivo. Realizaram uma reunião no dia 1º de maio, na qual foi constituída a "União Salmo Tzor de Presidente Altino"


Uma parte dos armênios recém chegados a São Paulo decidiu se dirigir a Osasco e a Presidente Altino, São Paulo, Brasil, que na época eram bairros da Capital, pois lá encontravam trabalho na Cerâmica Hervy e no Frigorífico Wilson, além de terrenos a preço baixo.






Em 1928, os armênios de Presidente Altino decidiram congregar-se com a finalidade de auxiliarem uns aos outros nos planos material e afetivo. Realizaram uma reunião no dia 1º de maio, na qual foram eleitos Keghan Karaghanian (presidente), Dikran Echrefian (vice-presidente), Hagop Guzelian (secretário), Sanazar Mardiros Lopoian (tesoureiro), Zefri Magdesian (bibliotecário), Tomas Kechichian e Arsen Bulbulian (conselheiros). Era constituída a "União Salmo Tzor de Presidente Altino".

A União era formada por moradores de Presidente Altino maiores de 18 anos. Tanto homens quanto mulheres podiam integrar-se a ela após residirem por seis meses no bairro, e não havia discriminação por convicções políticas ou religiosas. Por um ano, o integrante era um “membro ajudante”. Após este período, era avaliado para tornar-se membro efetivo, quando passava a ter direito de votar e de ser eleito.

A União era sustentada pelas mensalidades pagas pelos membros (três cruzeiros, na época), por doações e pela renda gerada por rifas, festas e apresentações.

Com uma festa em homenagem ao general Antranig, que reuniu todos os armênios de Presidente Altino, a União iniciou suas atividades. A arrecadação desta e de outras festas, acrescida das mensalidades e de doações, proporcionou a compra de um lote de 500 m2. O proprietário, que era a Cia. Cerâmica Industrial de Osasco, vendeu-o por um quinto do valor real. Pouco tempo depois foram adquiridos mais dois lotes, totalizando uma área de 1.500 m2. Esse terreno ficou provisoriamente em nome de quatro integrantes da União: Hagop Guzelian, Zefri Magdesian, Dikran Echrefian e Sanazar Mardiros Lopoian.

Em virtude de divergências, mudou-se, em uma reunião geral, o nome da União para “Sociedade Armênia de Presidente Altino”.

O espaço já havia sido adquirido. Faltava realizar o sonho de construir uma igreja. Após mais uma campanha de arrecadações, iniciou-se a construção. Em 4 de maio de 1930, o Padre Gabriel Samuelian abençoou a pedra fundamental do novo templo. Levantaram-se as paredes até a altura de um metro e meio, mas o dinheiro acabou. A Diretoria, então, pediu ajuda ao Sr. Vahram Keutenedjian, que prontamente enviou um engenheiro. Em oito dias chegaram os materiais de construção e os trabalhadores para terminar a obra, que pouco tempo depois seria concluída.

O Sr. Vahram recusou as homenagens que lhe queriam prestar, afirmando ter dado apenas uma pequena contribuição. Mesmo assim, ele foi homenageado: a primeira Igreja Armênia do Brasil recebeu o nome de seu pai, Meguerditch. Foi intitulada Igreja Apostólica Armênia São João Batista (Surp Hovhannês Meguerditch).

Quando a construção da igreja foi concluída, em 1932, a Sociedade Armênia de Presidente Altino foi encerrada e o povo elegeu uma nova comissão diretora, formada por Dicran Echrefian (presidente), Hagop Manuchaguian (secretário), e Sanazar Mardiros Lopoian, Hagop Guzelian, Arsen Bulbulian, Zefri Magdesian e Stephan Paladjian (conselheiros).

Já em 1932, quarenta e cinco alunos eram lá educados pelos professores Keghan Karahanian e Arshaluis Asdurian. Até 1946, a Igreja foi utilizada também como escola, 80 alunos possuíam uma professora de português e uma de armênio.

A consagração da Igreja aconteceu em 1941...

Em 1º de março de 1942 foi criada a SEC-MAPA (Sociedade Esportiva e Cultural - Mocidade Armênia de Presidente Altino). A Diretoria era composta por Abraão Manuchakian (Presidente), Arthur Charles Tchalekian, Artin Pochoglonian, Hatchadur Derderian, Nubar Kurkdjian, Avedis Seferian, Avedis Tchalekian, Harutiun Tavitian e Azat Parsekian.



Em maio de 1944, pelo voto secreto, foi eleita uma nova diretoria: Garabed Gudjenian (presidente), Vartkes Tavitian (secretário), Haigasun Chirinian (tesoureiro), e Gabriel Atchabahian, Dicran Echrefian, Sarkis Altebarmakian e Aram Seferian (conselheiros).



Em 1945 iniciou-se a construção de um edifício próprio para a escola, que veio a ser concluído em junho de 1946 sem o acabamento interno


fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.cao.org.br/origem.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário