Listen to the text.

sábado, 7 de março de 2015

Museu Histórico Sorocabano recebe programação de aniversário. Criado em 1954, completou 61 anos na terça-feira (3).


Palestra sobre protagonismo feminino e show do Duo Urubatã são atração.


Museu Histórico Sorocabano em Sorocaba (Foto: Zaqueu Proença/ Secom Sorocaba)
Museu Histórico Sorocabano completou 61 anos
(Foto: Zaqueu Proença/ Secom Sorocaba)

Em comemoração ao aniversário de 61 anos do Museu Histórico Sorocabano (MHS), a Prefeitura de Sorocaba (SP) realiza nesta sexta-feira (6), às 16h, uma palestra sobre o protagonismo feminino, que também vai homenagear o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. No sábado (7), o Duo Urubatã se apresenta nos jardins do museu, às 11h.

O museu foi criado em 1954, ano em que Sorocaba comemorou o 300° aniversário, mas somente em 1968 foi reinaugurado ocupando o casarão histórico no parque Quinzinho de Barros. O acervo do MHS conta a história do surgimento do município, dos moradores e personalidades.

Durante a palestra “O protagonismo das mulheres sorocabanas no início do século 20 e a importância delas no contexto da emancipação feminina”, promovida na sexta-feira, será abordado como as mudanças do início do século XX foram percebidas pelas mulheres que escreveram artigos nas páginas do jornal “O Operário”, qual o modelo de educação que elas aspiravam, as contribuições históricas do trabalho das militantes, entre outros temas.

Quem visitar o museu também confere a exposição “A Arte Popular no Museu Histórico Sorocabano”. No local, podem ser vistos utilitários, como vasos, jarras, moringas e até esculturas. No sábado, o público pode conferir o Duo Urubatã nos jardins do museu. O duo, formado por Richard Ferrarini e Evandro Marcolino, apresenta músicas do novo CD, além de composições de Guinga, Pixinguinha e Jacob do Bandolim, influências do trabalho dos músicos.

O museu funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 16h30, e está instalado na área do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, na Rua Teodoro Kaizel, na Vila Hortência. Mais informações pelo telefone (15) 3227-2825.


fonte: @edisonmariotti http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2015/03/museu-historico-sorocabano-recebe-programacao-de-aniversario.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário