Ouvir o texto...

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Governo do Bié, Angola, projecta edificação de um museu.

Cuito - O director da cultura no Bié, Álvaro Alves anunciou hoje, terça-feira, haver iniciativas do governo para a construção de um museu provincial na cidade do Cuito, ainda no presente ano, no âmbito do programa de desenvolvimento da província 2013/2017.

ALVARO CHIMBOTO ALVES, DIRECTOR PROVINCIAL DA CULTURA

Em declarações à Angop, por ocasião do dia Internacional dos Museus assinalado segunda-feira, o responsável, que não precisou datas nem o valor das obras, aferiu apenas que a iniciativa vem em resposta a inexistência de museus a nível da região.

O responsável informou que a preservação dos utensílios, artefactos e outros meios que retratam a vida da região e dos seus antepassados é feita em salas dentro das administrações municipais.

Destacou a prioridade que o governo da província deu na construção de centros culturais a nível dos municípios do interior, frisando que os recintos acolhem, em primeira estancia, todas as realizações recreativas e culturais.

Avançou estar também em curso, a nível das comunas, projectos para a construção de clubes comunitários que permitirão o depósito e conservação do acervo cultural da região planáltica do Bié.

O acervo da província, precisou, retratam o percurso histórico das comunidades, constituindo deste modo o mosaico etnolinguístico da província do Bié, nomeadamente os Ovimbundos, Tutchokes, Songo, Van ganguelas, Ngoia, Buelas e suas variantes.

--
Bié é uma província de Angola. Tem área de 70 314 km² e a sua população aproximada é de 1.794 000 habitantes. A sua capital é a cidade do Kuito.

É formada pelos seguintes municípios: Andulo, Camacupa, Catabola, Chinguar, Chitembo, Cuemba, Cunhinga, Kuito e Nharea

A província possui o tamanho comparável ao de nações como Portugal ou República Checa, ela encontra-se situada no centro de Angola e faz fronteira com as seguintes províncias:

Norte: Kwanza Sul, Malanje, Lunda Sul.
Este: Moxico.
Sul: Cuando-Cubango.
Oeste: Huíla e Huambo.
O rio Kwanza nasce nesta província, juntamente com a maioria dos rios do país. Com isso a província adquire grande potencial hidreléctrico.

O Bié foi muito atingido durante a Guerra Civil Angolana e ainda está a se recuperar, alguns serviços básicos como energia eléctrica já estão a funcionar normalmente na região.
.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti
http://www.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/lazer-e-cultura/2015/4/21/Governo-Bie-projecta-edificacao-museu,a479258e-17d1-4b08-b2d5-a062df683686.html


--

Nenhum comentário:

Postar um comentário