Google+ Followers

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Museu de Portimão convidado para encontro internacional de museus na Turquia

O Museu de Portimão participará, a 24 e 25 de Julho, no Encontro “Museu Regionais – Geradores de Desenvolvimento”, organizado pelo Museu de Baksi da Turquia, conjuntamente com o Conselho Internacional dos Museus (ICOM) da Europa, do Azerbaijão e da Croácia, pelo Comité Internacional dos Museu Regionais (ICR) e pelo Fórum Europeu dos Museus (EMF).

Museu de Baksi

Este encontro tem como principal objetivo «refletir sobre o papel dos museus e propor caminhos alternativos, enquanto estruturas válidas e importantes ativos para o desenvolvimento das suas comunidades e da sociedade em geral, bem como dos diferentes territórios e paisagens culturais onde estão inseridos».

Além da participação nos debates de reflexão será apresentada uma comunicação, por José Gameiro, diretor científico do Museu de Portimão, designada “O Triângulo Dourado dos Museus – Território, Património e Sociedade”.

Esta intervenção permitirá não só dar a conhecer o Museu de Portimão, que foi “Prémio Museu Conselho da Europa 2010“, mas também aspetos da realidade museológica do Algarve, neste relevante contexto da museologia europeia.

Neste encontro, serão apresentados “Museus com histórias de sucesso”, encorajando de forma positiva o valor dos museus nos novos contextos face às conjunturas sociais e económicas.

As conclusões das diversas comunicações serão publicadas e apresentadas na Conferência Geral do ICOM, que se realizará em Milão, em 2016.


O apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve e do próprio Museu Baksi, igualmente premiado pelo Conselho da Europa em 2014, viabilizaram a presença no encontro do museu algarvio e do seu diretor científico, reforçando deste modo a afirmação da museologia regional e nacional.


fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti
http://www.sulinformacao.pt/2015/07/museu-de-portimao-convidado-para-encontro-internacional-de-museus-na-turquia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário