Google+ Followers

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Bill Griffiths, diretor do Tyne & Wear Museums, esteve em setembro 2015, em São Paulo, Brasil, para ministrar um curso sobre a experiência de atrair público e engajar a comunidade em projetos de fortalecimento dos museus.

0 Museu Academy, curso promovido pelo British Council e a Secretaria de Cultura do Estado, será realizado em cinco museus paulistanos: Museu da Língua Portuguesa, Museu da Imagem e do Som (MIS), Pinacoteca do Estado, Museu da Imigração e Museu do Futebol.

Especialista. "Atrair gente é mais fácil do que parece"

Instrutores britânicos e brasileiros vão abordar desde os padrões de engajamento do público até a formação de voluntários que possam ajudar a desenvolver projetos especiais e se envolver no cotidiano das instituições. "Nos museus do Tyne and Wear, tivemos ótimos resultados atraindo jovens entre 18 e 25 anos dispostos a colaborar", revelou Bill Griffiths. Com uma experiência de mais de 30 anos em projetos culturais, o arqueólogo Griffiths participou há 15 anos da criação do Museu Segedunum, localizado num antigo forte romano em Wallsend.

A Inglaterra é hoje um dos países com museus mais frequentados 11a Europa. Pesquisa recente apontou que 52% dos britânicos visitam regularmente museus ou galerias. No Brasil, esse número é inversamente proporcional: 41% dos paulistanos não demonstram o mínimo interesse em visitar instituições museológicas. "Tudo se resume em atrair voluntários", acredita. "Eles acabam descobrindo habilidades que desconhecem e ajudam os museus", diz Griffiths.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://cultura.estadao.com.br/
colaboração: Edson Ribeiro

Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário