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quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Estão abertas as inscrições para o edital Conexão Cultura Brasil #negócios, que selecionará empreendedores e gestores culturais do setor de museus para participarem do Museum Connections, nos dias 20 e 21 de janeiro de 2016, em Paris, na França.

O edital do Ministério da Cultura sobre o processo foi publicado nesta terça-feira (25) no Diário Oficial da União. Os interessados poderão se candidatar até 23 de setembro por meio do Salic Web.




O Museum Connections é uma feira internacional que reúne profissionais de diversas áreas ligadas à cadeia produtiva de museus, como museologia, gestão e empreendedorismo. Neste ano, o evento reuniu 170 expositores e teve mais de 4 mil visitantes.




Em desdobramento da parceria estabelecida entre o Departamento de Difusão, Fomento e Economia de Museus/Ibram e a Secretária de Políticas Culturais (SPC)/MinC, criou-se a oportunidade de inserir o setor de museus como um dos mercados estratégicos definidos pela SPC em suas ações de internacionalização da cultural brasileira, em especial, no Programa Conexões Cultura Brasil #Negócios.




O edital visa o crescimento da economia da cultura criativa, a ampliação da atuação de mercado dos empreendedores brasileiros e sua consolidação internacional. A inserção do Setor Museal nesse programa é uma oportunidade única e vem ao encontro dos objetivos do Ibram de incentivar o empreendedorismo no setor e o desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade para os museus, particularmente quanto ao desenvolvimento de redes e a ampliação das possibilidades de atividades econômicas dessas instituições, trazendo para o topo das discussões perspectivas contemporâneas de gestão de museus.




Serão selecionados 20 candidatos, 10 ligados a museus brasileiros e 10 representantes de empreendimentos da cadeia produtiva dos museus. Não poderá participar quem já mantém propostas associadas a atividades desenvolvidas no âmbito dos museus que integram o Sistema do Ministério da Cultura.




Cada um dos contemplados receberá ajuda de custo de R$ 8.178,75 para as despesas relacionadas ao evento, como transporte, seguro de viagem, alimentação, hospedagem, pagamentos de taxas de participação no Museum Connections. O valor total do auxílio também inclui participação obrigatória na Oficina de Formação para a feira, que será realizada em Brasília na primeira quinzena de dezembro. O resultado da seleção será publicado em 30 de outubro.


fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti 

http://www.museumconnections.com/

http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/



apenas para uma leitura parcial, o completo n]deve fazer o DOWNLOAD no site

--------------------------------------- EDITAL --------------------------------------

EDITAL Nº 02 DE 24 DE AGOSTO DE 2015
EDITAL DE SELEÇÃO CONEXÃO CULTURA BRASIL #NEGÓCIOS
PARTICIPAÇÃO DE EMPREENDEDORES E GESTORES CULTURAIS DO SETOR DE MUSEUS NA MUSEUM
CONNECTIONS – MC 2016 (PARIS/FRANÇA)
1. PREÂMBULO
1.1. O Ministério da Cultura, neste ato representado pela Secretaria de Economia Criativa (SEC), no uso de suas atribuições legais, nos
termos da Lei nº 8.313, de 1991 e observados os termos da Portaria nº 29, de 21 de maio de 2009 e, subsidiariamente, a Lei nº 8.666, de
21 de junho de 1993, em conformidade com as condições e exigências estabelecidas neste Edital, torna pública a realização de processo
de seleção Conexão Cultura Brasil #negócios para seleção de empreendedores e gestores culturais do setor de museus que participarão
da Museum Connections – MC 2016 (Paris/ França).
1.2. A execução de ações de internacionalização da cultura brasileira constitui ponto fundamental para as políticas públicas deste Ministério,
visando o crescimento da economia da cultura e criativa nacional, a ampliação da atuação de mercado desses empreendedores brasileiros
e sua consolidação internacional.
1.3. Nesse sentido, a promoção e difusão de iniciativas de internacionalização estão diretamente contempladas em diversos instrumentos
legais e administrativos, sendo importante citar a meta 25 do Plano Nacional de Cultura, que objetiva aumentar em 70% as atividades de
difusão cultural em intercâmbios nacionais e internacionais.
2. DO EVENTO
2.1. Em sua 21ª edição, a Museum Connections é uma feira internacional voltada a agentes culturais que procuram conhecimentos, soluções
inovadoras e intercâmbios entre profissionais, de forma a reunir novas idéias e melhores práticas aplicáveis à sua instituição. O evento
ocorre anualmente durante 2 dias e reúne profissionais de diversas áreas ligadas à museologia, gestão de museus, sustentabilidade e
empreendedorismo ligado à cadeia produtiva de museus. Em 2015, a feira reuniu 170 expositores e teve público visitantes de mais de 4
mil pessoas.
2.2. A MC 2016 acontecerá em Paris, na França, nos dias 20 e 21 de janeiro de 2016. Informações adicionais sobre o evento podem ser
obtidas no website www.museumconnections.com.
3. DO OBJETO
3.1. O objeto do presente Edital consiste na seleção de até 20 (vinte) proponentes, sendo até 10 (dez) profissionais que representem museus
brasileiros (conforme item 3.2.I deste Edital) e até 10 (dez) empreendedores e/ou representantes de empreendimentos da cadeia
produtiva dos museus (conforme item 3.2.II deste Edital), para participação na Feira Internacional Museum Connections, com auxílio
financeiro subsidiado pelo MinC, observado o disposto no item 3.4 deste Edital.
3.2. Poderão participar da presente seleção:
I. Profissionais que representem museus brasileiros e sejam ligados a:
a) Gestão de museus;
b) Curadorias/Exposição;
c) Atividades econômicas associadas a museus (lojas, livrarias, restaurantes, cafés, etc);
d) Gestão de arquivos e bibliotecas de museus;
e) Programas ou sistemas de segurança de museus;
f) Gestão de público;
g) Acessibilidade
h) Comunicação e Marketing (ou Gestão de Marcas);
i) Conservação e preservação de acervo;
j) Cenografia / Museografia;
k) Programa educativo de museus.
II. Empreendedores e/ou representantes de empreendimentos da cadeia produtiva ligados a:
a) Design de produtos para museus;
b) Lojas, livrarias, restaurantes, cafés, entre outros, instalados em museus;
c) Desenvolvimento de soluções em comunicação, marketing e gestão de marca para museus;
d) Desenvolvimento de soluções tecnológicas para museus (esposições, reservas técnicas, segurança e outros);
e) Produção relacionada a serviços de museus, como programas educativos, exposições e outros;
f) Curadoria;
g) Serviços editoriais para museus;
h) Captação de recursos e patrocínio;
i) Transportes e seguros para museus e acervos.
3.2.1. Não poderão participar desta seleção proponentes cujas propostas estejam associadas a atividades desenvolvidas no âmbito
da estrutura do Ministério da Cultura ou suas instituições vinculadas.
3.2.2. No ANEXO VI deste Edital, segue a relação dos Museus ou seus equivalentes, sobre os quais os proponentes não poderão
apresentar propostas.
3.2.3. A ausência de indicação na listagem contida no ANEXO VI não dá legitimidade para participação de propostas cujos
proponentes estejam associados a quaisquer Museus ou equivalentes que sejam vinculados ao Sistema MinC.
2
3.3. O proponente poderá representar a si próprio e/ou:
a) a museus com ou sem finalidade lucrativa, mencionados no item 3.2 deste Edital (item I);
b) empresas/entidades, com ou sem finalidade lucrativa, voltadas ao setor de museus, mencionados no item 3.2 deste Edital (item II);
c) empresas ligadas à cadeia produtiva de museus, mencionados no item 3.2 deste Edital (item II).
3.4. Acaso não sejam selecionados os quantitativos previstos em alguma das categorias descritas no subitem 3.1, poderão ser chamados,
observada a ordem de classificação, os selecionados da outra categoria, até que haja a totalização de 20 (vinte) selecionados.
4. DO APOIO
4.1. O recurso financeiro será concedido a título de ajuda de custo para despesas relacionadas à participação no evento, tais como: transporte,
seguro de viagem, alimentação, hospedagem, pagamento de taxas de participação no evento, se houver, e eventuais taxas de excesso de
bagagem.
4.2. O valor total da ajuda de custo inclui a participação obrigatória na Oficina de Formação para a MC 2016, a ser realizada na cidade de
Brasília/DF, durante 2 (dois) dias, com programação prevista para a primeira quinzena de Dezembro de 2015.
4.2.1. O não comparecimento à Oficina de Formação implicará em restituição integral do apoio financeiro concedido pelo
Ministério da Cultura.
4.3. Os recursos financeiros serão depositados em moeda corrente brasileira na conta bancária do candidato beneficiado.
4.3.1. Não serão realizados depósitos de apoio financeiro em conta salário.
4.4. Os recursos financeiros a serem depositados somente poderão ser utilizados na realização das atividades relacionadas à MC 2016 e/ou à
proposta inscrita, conforme disposto no item 4.1 deste Edital.
4.5. O valor do recurso financeiro obedecerá ao estabelecido na tabela abaixo:


---------------------------------continua no .pdf

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