Google+ Followers

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Museu Ferroviário Regional de Bauru, São Paulo, Brasil, completa 26 anos em 2015

Apesar de ter sido criado em 11 de julho de 1969 por lei nº 1425, foi só em 26 de agosto de 1989 que o Museu Ferroviário Regional de Bauru iniciou sua exposição permanente – elaborada pela museóloga Telma Lamar. Dedicado a contar parte da história da ferrovia, o local mantém programação que inclui shows, oficinas, workshops, apresentações teatrais e monitorias educativas às escolas e projetos sociais. 

Museu Ferroviário relembra a história marcante da Noroeste Brasil (Foto: Alan Schneider/G1)

Segundo a Prefeitura de Bauru, soma somente neste ano cerca de 5 mil visitantes, sendo um terço realizadas por pessoas de outras cidades, estados e países (como Canadá, Escócia, Japão, Estados Unidos). 

Segundo o secretário de Cultura, Elson Reis, “apesar das limitações financeiras, estamos conseguindo avançar na melhora de nossos espaços ‘museais’ para melhor difundir nossa história, assim como melhorar nossos espaços destinados as reservas técnicas para proteção de nosso acervo.” 


Mais
A área de pesquisa foi totalmente reformulada e recebe semanalmente pesquisadores das áreas de história e arquitetura, engenharia a fim de consultar seu acervo sobre a ferrovia e o município de Bauru.

Localizado ao lado da antiga estação da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, sua área expositiva de longa duração é renovada de ano em ano. O local possui uma expografia com iluminação especial, além do cuidado com a conservação e preservação do acervo.

A área de pesquisa foi totalmente reformulada e recebe semanalmente pesquisadores das áreas de história, arquitetura e engenharia, a fim de consultar seu acervo sobre a ferrovia e o município de Bauru.

O Museu Regional Ferroviário de Bauru fica na rua Primeiro de Agosto, quadra 1, Centro. Funciona de terça a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Aos sábados, das 8h30 às 13h30. 

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti
http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2015/08/museu-ferroviario-regional-de-bauru-completa-26-anos-em-2015.html
http://www.jcnet.com.br/Cultura/2015/08/museu-ferroviario-regional-26-anos-a-mostra-hoje.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário