Google+ Followers

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Paraty, Rio de Janeiro, Brasil - Cidade brasileira de origem portuguesa ( Portugal ) que são Patrimônio Mundial

O Centro Histórico de Paraty remonta aos idos de 1820, quando suas ruas já possuíam seu calçamento pé de moleque. A presença das águas, com a invasão das marés na lua cheia, a cultura do café e da cana, o porto e seus piratas, a maçonaria determinaram o traçado do Centro Histórico de Paraty. 



As ruas foram todas traçadas do nascente para o poente e do norte para o sul. Todas as construções das moradias eram regulamentadas por lei, podendo pagar com multa ou prisão, quem desobedecesse as determinações. A maçonaria deixou sua forte marca nas fachadas dos sobrados com desenhos geométricos, em relevo. 

O Centro Histórico, considerado pela UNESCO como o conjunto arquitectónico colonial mais harmonioso é Património Nacional tombado pelo IPHAN. Sua ruas, protegidas por correntes que impedem a passagem dos carros, preservam ainda o encanto colonial, aliado a um variado comércio e a expressões culturais e artísticas muito intensas Seus casarões coloniais hoje abrigam muitas lojas, ateliers, pousadas e restaurantes. 

A noite no Centro é onde os turistas e locais se encontram para passear, curtir, comer e comprar. Na Casa da Cultura sempre pode-se assistir a shows, peças teatrais, exposições e eventos.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.vortexmag.net/
colaboração: Rosane Giacomelli 

Nenhum comentário:

Postar um comentário