Google+ Followers

sábado, 24 de outubro de 2015

Mostrar da forma mais concreta possível como era a sociedade egípcia há quatro milénios é ambição da nova exposição do Museu Metropolitan, em Nova Iorque.

Metropolitan com exposição que humaniza a civilização egípcia

Jewel Samade/AFP

A exposição, que será inaugurada no dia 12 de Outubro, é a mais importante sobre este período organizada até agora.

O Metroplolitan expõe nesta ocasião peças que humanizam a civilização egípcia, muitas vezes reduzida a sarcófago, múmias, frisos e baixos relevos.

Entre elas, por exemplo, a representação de um açougue que mostra as diferentes etapas do ofício de figuras de madeira, num estado de conservação impressionante, sobretudo para objectos que datam da segunda dinastia (1981 A.C.), segundo noticiou a AFP.

Muitas das peças mais esclarecedoras da sociedade egípcia procedem do próprio fundo do Metropolitan, alimentado desde 1906 e que conta com cerca de 30 mil objectos. O museu dispõe também da sua própria equipa de arqueólogos que realizava escavações e cujas descobertas partilha com o Egipto.

Para enriquecer a exposição, aberta até 24 de Janeiro, o museu obteve empréstimos de 37 museus e colecções, entre eles os do parisiense Louvre e do de Belas Artes de Lyon.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti

http://www.hardmusica.pt/cultura/museus/31062-metropolitan-com-exposicao-que-humaniza-a-civilizacao-egipcia.html

Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário