Google+ Followers

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Museu de Ciências Naturais da Universidade Federal do Parana, Brasil, reabre ao público, após nove meses de ampla reforma.

O Museu de Ciências Naturais da UFPR reabrirá seu acervo para exposição. Uma solenidade especial marcará a inauguração da nova sala nesta quinta-feira (08), abrindo as portas para os visitantes conhecerem materiais de coleções científicas de Zoologia e de Paleontologia, que podem ser consultados durante todo o ano por alunos ou pesquisadores de quaisquer instituições.



O Museu de Ciências Naturais foi fundado em 26 de abril de 1994, por iniciativa do geneticista e professor da UFPR, Euclides Fontoura da Silva Junior – que será homenageado com o nome da nova Sala de Exposições por suas ações em 40 anos de trabalho na UFPR, além das contribuições para ciência como membro do conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do conselho editorial do Instituto Ciência Hoje.

Nos mais de 21 anos, a história do Museu foi construída por meio da constante ampliação e aprimoramento de seu acervo e suas coleções científicas. Nessa última reforma, as peças que já faziam parte do acervo passaram por melhoria, com novos painéis explicativos e telas que mostram animais menores num grau maior de detalhamento. Foram recebidos também novos materiais, como fósseis de jacaré, rinoceronte, entre outros.


Somente no ano passado, foram mais de 3 mil alunos e professores visitantes, vindos de 124 escolas públicas e privadas, de 73 municípios do Paraná, além de crianças e adultos de outros estados brasileiros e de países como Alemanha, Inglaterra, Argentina e Portugal. Por esse fluxo é que a reforma tornou-se ainda mais necessária, conforme explica o coordenador científico do Museu, Fernando Sedor. “Houve uma reestruturação no sistema de circulação do Museu. Antes eram usados biombos para separar o trajeto a ser percorrido durante as visitas. Agora o ambiente está mais arejado, limpo”.

Junto à inauguração da nova Sala de Exposições será realizado o lançamento do livreto “Conchas de Moluscos Marinhos do Paraná”, produzido pelo Museu em parceria com o Instituto TIM, que também financiou parte das novas peças que estarão expostas a partir da próxima semana.O evento ocorrerá nesta quinta, a partir das 15h30, na sede do Museu, que fica no primeiro piso do Setor de Ciências Biológicas (Centro Politécnico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário