Google+ Followers

sábado, 24 de outubro de 2015

O MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA - MAE / Universidade de São Paulo - USP é um Museu Universitário que tem sob a sua guarda um riquíssimo acervo de Arqueologia e Etnologia.

O Serviço de Biblioteca e Documentação do MAE/USP soma mais de 75.000 volumes entre livros, teses, folhetos, catálogos de exposição, obras especiais e/ou raras e periódicos nas áreas de Arqueologia clássica, médio-oriental e oriental, Numismática clássica, Arqueologia egípcia, africana, americana e brasileira, Pré-história geral e brasileira, Etnologia africana, americana e indígena, Museologia, Conservação e Restauro. A Biblioteca do MAE está aberta ao público em geral e oferece serviços online.


O acervo do MAE é composto por aproximadamente 1.500.000 itens, incluindo objetos arqueológicos e etnográficos produzidos em diferentes continentes e em épocas diversas, desde a Europa Paleolítica, com dezenas de milhares de anos de antiguidade, até a produção recente de artefatos dos povos indígenas do Brasil. O acervo tem origem nas antigas coleções dos setores de Arqueologia e Etnologia do Museu Paulista, do antigo Museu de Arqueologia e Etnologia, do Instituto de Pré-História, do Departamento de Antropologia da USP e das pesquisas atualmente realizadas por professores e alunos.



Acervo 
Documental do MAE/USP
Arqueologia Brasileira
Arqueologia Mediterrânica e Médio Oriental
Arqueologia Pré-colombiana
Etnologia Africana e Afro-Brasileira
Etnologia Brasileira


Seus professores e alunos desenvolvem pesquisa de ponta nestas duas áreas e também em Museologia. Por se tratar de um Museu Universitário o MAE atua também na divulgação científica através de exposições e outras atividades educativas.

No MAE, o ensino se desenvolve tanto na graduação como na pós-graduação. Nos últimos anos nosso Museu tem recebido muitos professores visitantes que têm também oferecido disciplinas de extensão Universitária. Como Museu universitário, o MAE tem uma extensa Programação de Ações educativas voltadas para públicos específicos envolvendo o grande potencial oferecido por seus acervos arqueológicos e etnográficos.

A pesquisa no Museu de Arqueologia e Etnologia é realizada em torno de seus acervos de Arqueologia e de Etnologia. Docentes e alunos participam do trabalho com essas coleções, provenientes de vários locais no mundo e também de vários períodos da história humana. O MAE também desenvolve pesquisas vinculadas aos vários aspectos da Museologia aplicada à Arqueologia e à Etnologia.

A Arqueologia é a ciência que procura entender a história humana a partir do estudo do patrimônio material legado ao presente pelas populações do passado. Tal patrimônio tem uma característica híbrida e é composto por elementos naturais e culturais. A Arqueologia é uma ciência social. Devido, no entanto, às características de seu objeto de estudo, sua prática requer um exercício constante de interdisciplinaridade, em diálogo permanente como as ciências naturais e com as humanidades.

A Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, nascida em 1991, substituiu os periódicos do antigo Museu de Arqueologia e Etnologia, Instituto de Pré-História e Museu Paulista (Dédalo, Revista de Pré-História e Revista do Museu Paulista), em decorrência da fusão dessas instituições ligadas à pesquisa em Arqueologia e Etnologia. Trata-se de revista acadêmica destinada à publicação de trabalhos sobre Arqueologia, Etnologia e Museologia, com ênfase em África, América, Mediterrâneo e Médio-Oriente.



http://www.nptbr.mae.usp.br/

colaboração: Eliana Rotolo 

Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.


compartilhe!

Um comentário:

  1. Excelente o trabalho de resgate de nossa memória histórica e cultural.

    ResponderExcluir