Google+ Followers

sábado, 30 de janeiro de 2016

O Museu de Zoologia da Unesc e o Turismo Cultural

Os museus vêm se destacando como importantes espaços atrativos para o turismo em diferentes regiões brasileiras. Essas instituições contribuem para refletir sobre temas específicos, seja por meio do lazer, seja por meio de projetos educativos. Museus com propostas bem definidas têm contribuído para que pessoas se desloquem, percorrendo distâncias consideráveis para conhecê-los.



O Museu de Zoologia Prof.ª Morgana Cirimbeli Gaidzinski, da Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc, ao longo de seus 13 anos de atividades, desenvolveu um importante trabalho na valorização do respeito à vida em suas múltiplas formas, despertando o interesse pelo mundo natural com a difusão do conhecimento por meio das exposições e ações educativas, reforçando sua posição de atrativo turístico do município e da região sul catarinense.

O Museu de Zoologia tem em suas exposições um espaço privilegiado para estabelecer um diálogo com o seu público. Nele merecem destaque as exposições de longa duração sobre os Animais da Mata Atlântica, que expõem exemplares taxidermizados de legítimos representantes da fauna silvestre regional, e sobre o Ecossistema Marinho, que apresentam espécies taxidermizadas e esqueletos de animais marinhos encontrados no litoral sul de Santa Catarina.

Essas exposições, em conjunto, já receberam um público total de mais de 176.121 visitantes, sendo que 108 mil participaram das visitas mediadas e dos programas educativos do museu. A visitação recebida pelo Museu de Zoologia se destaca entre as instituições culturais de Santa Catarina, fazendo dele um dos museus mais visitados do Estado.

Devido ao seu reconhecimento como espaço de lazer, convivência e compartilhamento de experiências sobre a fauna sul catarinense, a instituição foi incluída pela Fundação Cultural de Criciúma no roteiro oficial de visitação turística do município no ano de 2007. Esse reconhecimento ganhou notoriedade estadual com a inclusão do Museu no roteiro turístico "Encantos do Sul", organizado pela SANTUR (Santa Catarina Turismo S/A). Nesse sentido, o Museu de Zoologia representa um papel importante na construção do projeto turístico da região, pois tem como uma de suas funções preservar e proteger o patrimônio natural para garantir uma análise do desenvolvimento e a qualidade de vida da comunidade sul catarinense.

Ele também conseguiu se constituir como um espaço de educação, contribuindo, por meio de suas ações educativas, para que o público escolar encontrasse nele atividades pedagógicas significativas e estimulantes para o aprendizado. Um número cada vez mais crescente de escolas inclui a participação nos programas educativos do Museu de Zoologia como uma das atividades no seu calendário anual. Ao todo, já estiveram no museu 538 escolas provenientes de 44 municípios.

Esse trabalho possui uma representatividade importante e já foi reconhecido nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) em três edições do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação e pela Fundação Catarinense de Cultura com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura.

Ciente de sua função social, o Museu pretende fortalecer seu papel como um espaço de encontro, aprendizado, lazer e turismo.


Morgana Cirimbeli Gaidzinski - Coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc


fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti


Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

A cultura é o único antídoto que existe contra a ausência de amor.


Vamos compartilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário