Google+ Followers

domingo, 27 de março de 2016

Cultura - Candomblé no Brasil. - Tradição. Grupo faz lavagem da escadaria na Catedral Metropolitana de Campinas, São Paulo, Brasil.

Ritual é tradição de comunidades do Candomblé e acontece em todo país.
Cerimônia ocorre neste sábado (26), na Praça José Bonifácio, no Centro.


Em Campinas (SP), a tradicional lavagem da escadaria da Catedral Metropolitana ocorre nesta manhã de sábado (26), na Praça José Bonifácio, na região central. A cerimônia, que é uma tradição de grupos religiosos do Candomblé, ocorre pela 31ª vez. No local, grupos culturais também farão apresentações.

Na cerimônia, grupos fazem a lavagem da escadaria
com alfazema, flores e água (Foto: Fabiana Ribeiro)


O evento, que acontece durante todo o dia, deve reunir cerca de 500 pessoas e conta com a participação de integrantes de religiões afro-brasileiras de Campinas e grupos de cultura popular do município.

Ritual
Na tradição, a lavagem das escadarias é feita com essência de alfazema, flores e água. A cerimônia busca compartilhar as energias positivas, originárias de ervas e elementos da natureza, com o público para tratamento terapêutico e energético.

Trajeto
Durante a cerimônia, os grupos participarão de uma procissão com saída da Estação Cultura, seguindo em cortejo pela Rua Treze de Maio até a Catedral. No trajeto, haverá a apresentação do Grupo de Teatro e Dança Savuru e Capoeira Ibeca, grupo Casa de Cultura Tainã, Comunidade Jongo Dito Ribeiro, Grupo Urucungos, Puitas e Quijengues, Ponto de Cultura Ibaô, Bateria Alcalina e Bloco União Altaneira e o Samba de Yayá.

O público terá ainda a oportunidade de saborear comidas típicas, como acarajé, abará, pastel e outros nas barracas localizadas na Praça José Bonifácio (em frente a Catedral).


Programação
9h – Concentração na Estação Cultura
10h – Descida em Procissão pela Rua 13 de Maio
12h – Cerimônia Religiosa e Lavagem da Escadaria
13h às 17h – Shows e apresentações culturais
17h – Encerramento




Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

A cultura é o único antídoto que existe contra a ausência de amor.

Vamos compartilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário