Google+ Followers

quarta-feira, 30 de março de 2016

MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO COMEMORA 20 ANOS COM EXPOSIÇÃO DE RARIDADES

O Museu da Quinta de Santiago, em Matosinhos, está prestes a celebrar o 20º aniversário da abertura ao público. A data será assinalada com a inauguração de uma exposição que contará com trabalhos raros e inéditos ligados à história do espaço.


A Quinta de Santiago abriu portas a 2 de abril de 1996. E será a 2 de abril próximo que será inaugurada a mostra “20 Anos do Museu”, anunciou esta quarta-feira a Câmara Municipal de Matosinhos.

“Na exposição coincidirão os aspetos documentais relacionados com a história do edifício, que cumpre 120 anos em 2016, e os tesouros artísticos do acervo do município”, assinalou fonte da autarquia matosinhense ao Porto24.

Assim, estarão patentes desenhos, esboços originais, plantas, memórias e cartas várias. Entre os documentos expostos, estará o projeto de construção e de restauro da Quinta de Santiago, da autoria do arquiteto Fernando Távora. E obras de duas dezenas de artistas consagrados, como John Sargent, Artur Loureiro, Marques de Oliveira, Soares dos Reis, António Carneiro, Agostinho Salgado, Augusto Gomes, Manuel d’Assumpção, Júlio Resende, José Rodrigues, Siza Vieira e Francisco Laranjo.


“Haverá ainda uma secção dedicada aos Serviços Educativos que, desde 2005, se estabeleceram como presença fixa no Museu da Quinta de Santiago e têm vindo a contribuir para o desenvolvimento cultural e para a formação de públicos”, referiu a mesma fonte.

A Quinta de Santiago é um projeto do arquiteto italiano Nicola Bigaglia e foi terminada no final do século XIX. O museu que alberga integra, desde 2003, a Rede Portuguesa de Museus, do Ministério da Cultura.e é membro do ICOM – International Councils of Museums.

É visitado anualmente por mais de 10 mil pessoas, segundo números da Câmara Municipal de Matosinhos.



Fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti


Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

A cultura é o único antídoto que existe contra a ausência de amor.

Vamos compartilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário