Google+ Followers

quarta-feira, 2 de março de 2016

Museu Municipal da Murtosa, Portugal

O Museu Municipal da Murtosa, um espaço museológico dedicado à indústria murtoseira de conserva de enguia, recebe a conferência “Conservar a História – Mar, Museus e Gastronomia”.

O encontro reunirá reputados especialistas que partilharão a sua visão acerca da abordagem museológica do universo marítimo, nas mais variadas vertentes, e da sua associação aos contextos sociais e económicos locais.

A abertura acontece às 15h com o Presidente da Câmara Municipal da Murtosa e a Diretora Regional de Cultura do Centro.

“A COMUR – Museu Municipal da Murtosa – conservando a memória de uma comunidade”, "O Núcleo Museológico do Sal da Figueira da Foz – identidade(s) de uma região”, “A Musealização do Património Conserveiro na Galiza”, “A Conserveira de Lisboa, uma Loja Museu” e “Os Museus e o Desenvolvimento Local” são os temas do encontro que termina com “Show cooking” e degustação de conservas.

-

Câmara Municipal da Murtosa lança empreitada de Pavimentações no Bunheiro, Torreira e Monte



A Câmara Municipal da Murtosa lançou, recentemente, o procedimento concursal da empreitada de pavimentação de uma série de arruamentos em várias zonas do Concelho da Murtosa, numa intervenção orçada em 303.190,32€ (trezentos e três mil cento e noventa euros e trinta e dois cêntimos). 

A Autarquia aguardou pela definição clara do plano de investimentos das Águas da Região de Aveiro (AdRA) na expansão da rede de saneamento no que resta da Freguesia do Bunheiro, uma vez que tem sido estratégia da Câmara Municipal requalificar os arruamentos após a construção da rede de saneamento.

A AdRA informou a Câmara Municipal que vai avançar em duas fases distintas, sendo que, em 2016, serão apenas colmatadas algumas zonas não intervencionadas na primeira fase de investimentos, já concluída, que se estende, territorialmente, sensivelmente até ao limite norte da Variante ao Centro do Bunheiro.

Não existindo a perspetiva de intervenção da AdRA, no curto prazo, nas restantes áreas ainda por infraestruturar no norte do Bunheiro, a Câmara Municipal tomou a decisão de proceder à pavimentação de um conjunto de arruamentos, nesta zona, que se encontram bastante degradados. São eles a Rua Caminho das Remolhas, Rua do Chouso, Rua do Facho, Rua do Estrepal, Travessa do Estrepal, Beco do Estrepal, Caminho do Facho, Rua Caminho dos Barreiros e Beco dos Barreiros. 

Para além das já referidas vias da Freguesia do Bunheiro, serão intervencionados, no âmbito da empreitada, na Freguesia da Torreira, a Ligação da Rua de S. Paio à N327 (junto aos semáforos à entrada da Torreira), a Rua do Pinhal, Caminho da Paz (entre a Rua Caminho do Mar e a N327), nas Quintas do Norte, o Caminho de Ligação da Rua do Caminho do Norte à N327 (caminho que fica imediatamente a norte da empresa “Nauticosta”), nas Quintas do Norte, e a Travessa dos Moliceiros. Na Freguesia do Monte, será pavimentada a Rua da Soca (troço entre a Rua do Rato e o Caminho do Limite). 






Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

A cultura é o único antídoto que existe contra a ausência de amor.


Vamos compartilhar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário