Google+ Followers

quarta-feira, 2 de março de 2016

Casa-Museu João de Deus dinamiza percurso pedestre literário em Messines

A Casa-Museu João de Deus dinamiza, em São Bartolomeu de Messines, no próximo dia 5 de março, um percurso literário, intitulado “Há Poesia no Penedo”. A atividade inicia-se às 15h00, sendo o ponto de encontro a Escola EB1 desta vila do concelho de Silves.

O percurso deverá durar duas horas, tendo um grau de dificuldade baixo e sendo, por isso, acessível a públicos de todas as idades que desejarem participar.

Esta atividade, desenvolvida em parceria com o Grupo de Teatro Penedo Grande e a Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, procura aliar a atividade física à cultura, promovendo o contacto com a natureza e o desfrutar de momentos de leitura de poesia.


Os interessados deverão inscrever-se até ao dia 3 de março, estando previsto um número máximo de 30 participantes.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas junto da Casa-Museu João de Deus, através do telefone 282 440 892 ou do email casamuseu.joaodeus@cm-silves.pt.




A ideia que presidiu à criação desta casa era o de deixar um marco cultural na terra natal do poeta. Tento tido duas casas : onde nasceu e onde viveu a adolescência, optou-se pela segunda hipótese para a realização deste projecto que foi apoiado pela Câmara Municipal de Silves. A recuperação da casa ficou a cargo do Arquitecto Mário Varela.

O espaço recria o ambiente em que João de Deus viveu. Para isso contaram com a colaboração da população local que doou objectos da época e inclusive alguns objectos lhe pertenceram.

A Casa-Museu divide-se em duas vertentes : o espaço museológico que recria a casa e que conta com uma exposição permanente e o espaço da biblioteca com sala de leitura e hemeroteca.











Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

A cultura é o único antídoto que existe contra a ausência de amor.

Vamos compartilhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário