Google+ Followers

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Museu da Indumentária e da Moda, o MIMo, “Moda e Memória, em todos os sentidos”. Curitiba – Paraná, Brasil.

O Seminário Moda Documenta e o Congresso Internacional de Memória, Design e Modasão eventos de caráter técnico-científico e integram as ações educativas do Museu da Indumentária e da Moda, o MIMo. Os dois eventos constituem o Moda Documenta e ocorrem simultaneamente durante o mês de maio integrando a programações daSemana de Museus.



O Seminário Moda Documenta e o Congresso Internacional de Memória, Design e Moda acontecem nos dias 12, 13 e 14 de maio no Museu da Indumentária e da Moda, o MIMo

Divulgação Alexandre Linhares


O Moda Documenta tem como objetivo propor e debater diretrizes para a implementação e disponibilização de acervos físicos e digitais. Busca promover reflexões que privilegiem os aspectos relativos à memória, à cultura material, à museologia e à moda. O evento contempla mesas redondas, conferências, palestras e reúne as sessões temáticas (artigos) e técnica (painéis digitais).

O tema que norteará o evento em 2016 será “Moda e Memória, em todos os sentidos”. A ideia principal é intensificar o debate em torno da Memória, do Design e da Moda e, ao propor “em todos os sentidos”, abrange os processos de produção e gestão de memórias. Enfoca os modos como são pensadas as relações entre o tempo e a duração das coisas, os sentidos e sentimentos que as perpassam. Além do tempo, propõe-se discutir o lugar (conceitual) da memória.

A curitibana Heroína – Alexandre Linhares apresenta sua 36.ª coleção na Casa Hoffmann, na sexta-feira, 13 de maio, integrando a grade oficial do evento. Todo lançamento da marca é cercado de segredos, que são revelados apenas no momento da apresentação, e elementos que desconectam a marca e seus criadores do circuito demoda convencional. O trabalho é minucioso e artístico, trazendo temas que provocam o espectador. A nova coleção é ambientada pela história da Casa Hoffmann e pela máxima da “era da imagem”, somadas às memórias de todos os tecidos e materiais que compõem cada peça de roupa.


Divulgação coleção Alexandre Linhares

Idealizado por Kathia Castilho e Márcia Merlo no início de 2011, o Moda Documentatornou-se um evento sistemático e frequente, e se apresenta como um fórum permanente de pesquisa, sobretudo no momento em que se integrou a ele o Congresso Internacional de Memória, Design e Moda, em 2014.

Serviço

Casa Hoffmann
Endereço: Rua Claudino dos Santos, 58 – Centro – Curitiba – PR

Estúdio Coletivo
Endereço: Rua Cândido Lopes, 304 – Centro – Curitiba – PR

Memorial de Curitiba
Endereço: Rua Claudino dos Santos, 79 – Centro – Curitiba – PR

Museu Alfredo Andersen
Endereço: Rua Mateus Leme, 336 – Centro – Curitiba – PR

Museu Paranaense
Endereço: Rua Kellers, 289 – Alto São Francisco – Curitiba – PR

UFPR Edifício D. Pedro I
Endereço: Rua General Carneiro, 460 – Centro – Curitiba – PR

Unidade de dança UFPR – Prédio Histórico
Endereço: Rua XV de novembro, 695 – Centro – Curitiba – PR








Nenhum comentário:

Postar um comentário