Google+ Followers

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Centro de Memória Ferroviária Engenheiro Calixto de Paula Souza, na estação de mesmo nome, em Sorocaba, São Paulo, Brasil.

Centro de Memória Ferroviária recebe primeiros bens históricos da EFS.





A Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária (MPF-Sorocabana) recebeu na quinta-feira os primeiros bens históricos da antiga Estrada de Ferro Sorocabana para a futura implantação do Centro de Memória Ferroviária Engenheiro Calixto de Paula Souza, na estação de mesmo nome, em Sorocaba. São a locomotiva elétrica "Loba" 2021, construída pela General Electric em Erie, Estados Unidos, em 1948, e o carro-bagageiro inox BI 4421, fabricado no Brasil pela Mafersa - Material Ferroviário S/A, em 1966, sob licença da The Budd Company. 

Os veículos representam a importância do transporte ferroviário pela Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) entre os anos 40 e 50, com a eletrificação de parte de suas linhas e criação do serviço Superluxo (LR) do transporte de passageiros. De propriedade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a locomotiva e o carro foram cedidos à entidade para o projeto de memória ferroviária e devem, futuramente, passar por restauração.

A operação de manobra foi realizada pela Rumo Logística. A entidade teve o apoio e a atenção dos setores jurídico, regulatório, Centro de Controle de Operação (CCO) e equipe de tração de Mairinque. 

O Centro de Memória Ferroviária Engenheiro Calixto de Paula Souza é um projeto desenvolvido pela MPF-Sorocabana, entidade de direito privado e sem fins lucrativos, certificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). O propósito geral é preservar locomotivas, carros de passageiros e vagões representativos para a evolução tecnológica da EFS e da Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (Efev). O Centro de Memória Ferroviária deve ser estabelecido na Estação Paula Souza, cuja área está em processo de cessão entre o Grupo Votorantim e Prefeitura de Sorocaba. (Da Redação)






Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

A cultura e o amor devem estar juntos.

Vamos compartilhar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário