Ouvir o texto...

domingo, 14 de agosto de 2016

François Hollande, viu e gostou muito da exposição "Alegoria às Artes – Leon Pallière". --- François Hollande, a vu et aimé l'exposition "Allégorie des Arts - Leon Pallière".. --- François Hollande, saw and liked the exhibition "Allegory of the Arts - Leon Pallière".

O simpático presidente francês François Hollande esteve aqui semana passada, viu e gostou muito da exposição "Alegoria às Artes – Leon Pallière", tela que não era exposta há mais de 80 anos.


Fruto de um primoroso trabalho de restauração iniciado há dois anos, a mostra resgata o trabalho de um dos artistas mais emblemáticos na rica relação cultural Brasil-França, iniciada com a vinda da Missão Artística Francesa, em 1816.

Nascido em 1823 no Rio de Janeiro, Leon Pallière era neto do grande arquiteto Grandjean de Montigny, que tantas obras deixou pela cidade.




Depois de uma restauração completa, iniciada em 2013, a tela monumental “Alegoria às Artes”, de Leon Pallière voltará a ser exibida, depois de décadas longe do público, a partir de 06 de agosto no Museu Nacional de Belas Artes/IBRAM, data da abetura da mostra Alegoria às Artes – Leon Pallière.

Encomendado pelo então diretor da Academia Imperial de Belas Artes(AIBA), Manuel de Araújo Porto-Alegre, a pintura mede 297 x 410 cm e foi produzida em 1855 para decorar o teto da blblioteca da Academia, construída em 1826 e inexplicavelmente demolida entre 1937 e 1938.

A AIBA foi a primeira instituição de ensino oficial da arte no Brasil e seu pórtico se encontra no Jardim Botânico do Rio de Janeiro desde os anos 1940. .

A nobreza e a simplicidade das formas e das cores, parâmetros da arte neoclássica, dão a tonalidade da legendária pintura maruflada(colada) no teto da biblioteca, que representa as musas da Arquitetura, da Pintura, da Escultura, Poesia e Música.

A exposição Alegoria às Artes – Leon Pallière engloba documentos, esculturas e mais 2 retratos e este evento, segundo um dos curadores, o museólogo Pedro Xexéo, “permite novas possibilidades de leituras não apenas de uma instituição e de um acervo que demonstram a inesgotável presença da arte brasileira oitocentista na atualidade, como também da chegada e da importância da Missão Artística Francesa no Brasil”. A Missão Artística Francesa, lembramos, chegou ao Brasil em 1816.

Jean-Leon Pallière Grandjean Ferreira(Rio de Janeiro, 1823/Paris 1887) estudou no ateliê de François-Edouard Picot, na capital francesa, e aos 25 anos retornou ao Brasil, tendo ingressado na Academia Imperial de Belas Artes. O artista conquistou um Prêmio de Viagem ao Exterior e pôde assim aperfeiçoar sua arte na Itália.

Neto do conhecido arquiteto Grandjean de Montigny, Leon Pallière realizou diversas viagens pela América do Sul, incluindo uma passagem por Buenos Aires(Argentina), onde ficou até 1866. Seu percurso artístico conheceu muitas transformações ao longo da carreira, com registro de paisagens, aspectos culturais e sociais das tradições populares nas técnicas de aquarela e gravura.

A restauração da “Alegoria às Artes” contou com recursos do PACCH, envolvendo uma parceria entre o MNBA, IBRAM, IPHAN e o Consulado Geral da França no Rio.












--fr
François Hollande, a vu et aimé l'exposition "Allégorie des Arts - Leon Pallière".

Le sympathique président français François Hollande était ici la semaine dernière, a vu et aimé l'exposition "Allégorie des Arts - Leon Pallière" écran qui n'a pas été exposée pendant plus de 80 ans.



Le résultat d'un travail de restauration exquis a commencé il y a deux ans, le spectacle sauve l'œuvre d'un des artistes les plus emblématiques dans la riche relation culturelle Brésil-France, qui a commencé avec la venue de la mission artistique française en 1816.

Né en 1823 à Rio de Janeiro, Leon Pallière était le petit-fils du grand architecte Grandjean de Montigny, tant d'œuvres quitté la ville.

-
Après une restauration complète, qui a commencé en 2013, la toile monumentale "Allégorie des Arts," Leon Pallière apparaît à nouveau après des décennies loin du public, du 6 Août au Musée National des Beaux-Arts / IBRAM, date les abetura montrent Allégorie des Arts - Leon Pallière.

Commandée par le directeur de l'époque de l'Académie impériale des Beaux-Arts (AIBA), Manuel de Araújo Porto-Alegre, peinture mesurant 297 x 410 cm et a été produit en 1855 pour décorer le plafond de blblioteca Academy, construit en 1826 et inexplicablement démoli entre 1937 et 1938.

L'AIBA a été le premier établissement d'enseignement officiel de l'art au Brésil et son porche est le jardin botanique de Rio de Janeiro depuis les années 1940.

Noblesse et la simplicité des formes et des couleurs, des paramètres de l'art néoclassique, donnent le ton de la légendaire peinture maruflada (ci-joint) sur le plafond bibliothèque, représentant les muses de l'architecture, la peinture, la sculpture, la poésie et la musique.

L'Allégorie de l'exposition des Arts - Leon Pallière comprend des documents, des sculptures et des 2 autres photos et cet événement, selon l'une des conservateurs, muséologue Pedro Xexéo, "permet de nouvelles possibilités lectures non seulement d'une institution et une collection démontrant la présence inépuisable art brésilien XIXe aujourd'hui siècle, ainsi que l'arrivée et l'importance de la mission artistique française au Brésil ". La Mission artistique française, rappelez-vous, est arrivé au Brésil en 1816.

Jean-Leon Pallière Grandjean Ferreira (Rio de Janeiro, 1823 / Paris 1887) a étudié à l'atelier du François-Edouard Picot, dans la capitale française, et à 25 ans, il est retourné au Brésil, après avoir rejoint l'Académie impériale des Beaux-Arts. L'artiste a gagné un voyage à l'étranger Award et a ainsi pu parfaire son art en Italie.

architecte connu Grandjean de Montigny-fils, Leon Pallière a fait plusieurs voyages en Amérique du Sud, y compris une visite à Buenos Aires (Argentine), où il est resté jusqu'en 1866. Son parcours artistique, il a rencontré de nombreuses transformations tout au long de sa carrière, avec des paysages enregistrement, aspects aspects culturels et sociaux des traditions populaires dans les techniques de l'aquarelle et de gravure.

La restauration de la "Allégorie des Arts" avait des ressources PACCH, impliquant un partenariat entre le MNBA, IBRAM, IPHAN et le Consulat Général de France à Rio.








--in

François Hollande, saw and liked the exhibition "Allegory of the Arts - Leon Pallière".

The friendly French President Francois Hollande was here last week, saw and liked the exhibition "Allegory of the Arts - Leon Pallière" screen that was not exposed for more than 80 years.

The result of an exquisite restoration work started two years ago, the show rescues the work of one of the most emblematic artists in the rich cultural relationship Brazil-France, which began with the coming of the French Artistic Mission in 1816.

Born in 1823 in Rio de Janeiro, Leon Pallière was the grandson of the great architect Grandjean de Montigny, so many works left the city.

=
After a complete restoration, which began in 2013, the monumental canvas "Allegory of the Arts," Leon Pallière appears again after decades away from the public, from August 6 at the National Museum of Fine Arts / IBRAM, date the abetura show Allegory the Arts - Leon Pallière.

Commissioned by the then director of the Imperial Academy of Fine Arts (AIBA), Manuel de Araújo Porto-Alegre, painting measuring 297 x 410 cm and was produced in 1855 to decorate the ceiling of blblioteca Academy, built in 1826 and inexplicably demolished between 1937 and 1938.

The AIBA was the first official educational institution of art in Brazil and its porch is the Botanical Garden of Rio de Janeiro since the 1940s.

Nobility and simplicity of shapes and colors, neoclassical art parameters, give the tone of the legendary maruflada paint (attached) on the library ceiling, representing the muses of architecture, painting, sculpture, poetry and music.

The exhibition Allegory of the Arts - Leon Pallière includes documents, sculptures and 2 more pictures and this event, according to one of the curators, the museologist Pedro Xexéo, "allows new possibilities readings not only of an institution and a collection demonstrating the inexhaustible presence Brazilian art nineteenth century today, as well as arrival and the importance of the French Artistic Mission in Brazil. " The French Artistic Mission, remember, arrived in Brazil in 1816.

Jean-Leon Pallière Grandjean Ferreira (Rio de Janeiro, 1823 / Paris 1887) studied at the François-Edouard Picot's studio, in the French capital, and at age 25 he returned to Brazil, having joined the Imperial Academy of Fine Arts. The artist won a Trip Abroad Award and was thus able to perfect his art in Italy.

known architect Grandjean de Montigny grandson, Leon Pallière made several trips to South America, including a visit to Buenos Aires (Argentina), where he stayed until 1866. His artistic journey he met many transformations throughout his career, with landscapes record, aspects cultural and social aspects of popular traditions in watercolor and etching techniques.

The restoration of the "Allegory of the Arts" had PACCH resources, involving a partnership between the MNBA, IBRAM, IPHAN and the Consulate General of France in Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário