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segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Retrato histórico de Isabel I fica em Inglaterra por 12 milhões de euros. --- Historical portrait of Elizabeth I is in England for 12 million euros.

Armada celebra a vitória dos ingleses sobre os espanhóis em 1588 e foi comprada aos descendentes de Francis Drake através de uma campanha de crowdfunding.


É uma das mais conhecidas imagens da história britânica, aparece nos manuais escolares e já inspirou os retratos cinematográficos de Isabel I por actrizes como Judi Dench e Cate Blanchett. Armada, que retrata a monarca contra um fundo alusivo à vitória da frota inglesa sobre a chamada Invencível Armada espanhola, em 1588, vai ficar em solo britânico graças a uma campanha de angariação de fundos que atingiu 12 milhões de euros, devendo ser exposta a 11 de Outubro no Queen’s House Greenwich, o edifício que resta do palácio onde nasceu a rainha.


A pintura terá pertencido originalmente a Sir Francis Drake, capitão da frota inglesa da corte de Isabel I, que a teria encomendado na sequência da vitória, e estava na família há mais de 400 anos. Hoje conhecidos como Tyrrwhitt-Drake, os descendentes do capitão anunciaram, em Maio, que pretendiam vender a pintura para assegurar as suas propriedades e terrenos. O Royals Museum Greenwich lançou, então, uma campanha pública para assegurar que esta pintura histórica ficaria na Grã-Bretanha.

Como ponto de partida, o museu doou 476 mil euros, e o Art Fund (organização britânica de angariação de fundos para as artes) doou um milhão de euros. Em dez semanas, foram feitas cerca de oito mil doações públicas, incluindo montantes angariados em escolas. É o caso da iniciativa de Christina Ryder, uma menina de sete anos, aluna da Wakefield Girls’ High School, que se vestiu a rigor e decorou 400 queques com a imagem de Isabel I para angariar dinheiro. Durante o período de crowdfunding, a pintura foi mostrada ao público no National Maritime Museum.


O Heritage Lottery Fund, organização que atribui o dinheiro dos apostadores da lotaria a projectos que preservam a herança britânica, deu o grande empurrão final à campanha com a doação de nove milhões de euros. O director, Peter Luff, disse ao jornal britânico The Guardian que “Armada é um ícone histórico, que ilustra um conflito decisivo e inspira a liderança feminina, o poder marítimo e a emergência da era de ouro isabelina”. Já Stephen Deuchar, do Art Fund, nota que houve "um número recorde de doações, pequenas e grandes", e compara o espírito do povo britânico de 2016 ao de 1588: “uniram-se com grande determinação e generosidade, criando ummomentum irresistível, que finalmente tornou o quadro público.”

MARIA JOÃO MONTEIRO 






Fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti

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--in viA tradutor do google
Historical portrait of Elizabeth I is in England for 12 million euros.

Armada celebrates the English defeat of the Spanish in 1588 and was bought to the descendants of Francis Drake through a crowdfunding campaign.



It is one of the lasting images of British history, appears in textbooks and has inspired the film portraits of Elizabeth I by actresses like Judi Dench and Cate Blanchett. Armada, which depicts the monarch against an allusive background to win the English fleet on the call Spanish Armada in 1588, will stay on British soil thanks to a campaign fundraising that reached 12 million, and should be exposed to 11 October at Queen's House Greenwich, the building that remains of the palace where the queen was born.



The painting will have originally belonged to Sir Francis Drake, captain of the English fleet the court of Elizabeth I, who would have ordered following the victory, and was in the family for over 400 years. Now known as Tyrrwhitt-Drake, captain of the descendants announced in May that they intended to sell the painting to ensure their properties and land. The Royals Museum Greenwich then launched a public campaign to ensure that this historic painting would be in Britain.

As a starting point, the museum donated 476,000 euros, and the Art Fund (British organization fundraising for the arts) donated one million euros. In ten weeks it was made about eight thousand public donations, including raised amounts in schools. This is the case of Christina Ryder initiative, a seven year-old student at Wakefield Girls' High School, who dressed up and decorated 400 cupcakes with Elizabeth I image to raise money. During the crowdfunding period, the painting was shown to the public at the National Maritime Museum.



The Heritage Lottery Fund, an organization that gives money from lottery gamblers to projects that preserve the British heritage, given the big push end the campaign with the donation of nine million euros. The director, Peter Luff, said the British newspaper The Guardian that "Armada is a historical icon, which illustrates a decisive conflict and inspires the female lead, the maritime power and the emergence of the era of Elizabethan gold." Already Stephen Deuchar, the Art Fund, notes that there was "a record number of donations, large and small," and compares the spirit of the British people in 2016 to 1588, "they teamed up with great determination and generosity, creating ummomentum irresistible, which eventually became the public table. "

MARIA JOÃO MONTEIRO

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