Ouvir o texto...

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Musée de l'Abbaye : collections liturgiques réputées. --- Abbey Museum: coleções famosas litúrgicas. --- Abbey Museum: liturgical famous collections

La Vierge rhénane du XIIIe siècle est le joyau de ces collections que beaucoup de gaillacois connaissent peu, alors que leur réputation nationale est établie./Photo DDM



lement La Musée de l'Abbaye Saint Michel n'est pas le plus visité de la ville. Beaucoup de touristes passent par le point tourisme ou le caveau des vignerons, trop peu descendent d'un étage pour entrer dans le dédale des galeries, au ras de l'eau. Le Musée est identifié surtout comme celui de la vigne et du vin.

Pourtant, il recèle d'autres richesses, comme la salle dédiée aux objets religieux et sacerdotaux. Le joyau en est la Vierge à l'Enfant, une œuvre rhénane en bois polychrome du XIIIe siècle, que les gaillacois ont découvert en 1997, quand elle a été volée à l'abbaye.

Retrouvée par hasard en Italie, elle a pris place au Musée, laissant son piédestal à une copie dans l'église. Elle n'est pas si jeune, elle arbore une mine entre tristesse et fatalisme, si l'on se fie aux paupières tombantes.

D'autres y lisent un soupçon d'ironie ou de détachement. L'enfant Jésus, petit d'homme aux traits déjà formés, est impérieux dans sa façon de montrer la mère qui le porte, ou plutôt le Père, tout là-haut. Aucune sensiblerie familiale, l'un semble indépendant de l'autre, le temps n'est pas encore aux épanchements. La sculpture est classée monument historique depuis 1904.

Apogée du baroque

On admirera des angelots baroques aux contorsions maniérées (bois doré), six grands chandeliers d'autel en bronze (XVIIe), de très beaux bâtons de procession (bois, bronze et argent, début XIXe), un Saint Michel terrassant le dragon très baroque : lui est un enfant joufflu et tient le glaive d'une drôle de manière, le dragon est ravalé aux dimensions d'un gros lézard (bois doré XVIIe). Autre image d'une église alors fière de sa richesse et de sa puissance : les chasubles de soie et de fil d'argent, les devants d'autel précieux que tissaient et dénonçaient les canuts dans leur rébellion de 1831.

A côté de cette liturgie brillante et distante, une Vierge à l'enfant du XIVe, petite paysanne rustique, sans doute œuvre d'un modeste artisan, pas si habile. Mais elle porte en elle la foi des humbles, de ceux que Le Goff englobait dans «le peuple des profondeurs».







Fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti

http://www.ladepeche.fr/article/2016/09/04/2411820-musee-de-l-abbaye-collections-liturgiques-reputees.html

Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.

A cultura e o amor devem estar juntos.

Vamos compartilhar.










--br via tradutor do google
Abbey Museum: coleções famosas litúrgicas

Rhine Virgem do século XIII é a jóia das coleções que muitos sabem pouco Gaillac, enquanto a sua reputação nacional é estabelecida. / Foto DDM

LEMENTO The Abbey Museum Saint Michel não é o mais visitado da cidade. Muitos turistas passam pelo ponto de turismo ou enólogos vault, muito pouco para baixo um andar para entrar no labirinto de galerias, lave com água. O Museu é especialmente identificada como a da vinha e do vinho.

No entanto, tem outras riquezas, como a sala dedicada a objetos religiosas e sacerdotais. A jóia é a Virgem eo Menino, um trabalho Renana em madeira policromada do século XIII, o Gaillac descoberto em 1997, quando foi roubado da abadia.

Encontrado por acaso na Itália, ela tomou-se o museu, deixando seu pedestal para uma cópia na igreja. Ela não é tão jovem, ela usa uma mina entre a tristeza eo fatalismo, se olharmos para as pálpebras caídas.

Outros vão ler uma pitada de ironia ou descolamento. O menino Jesus, para o pequeno homem linhas já formados, é convincente em sua maneira de mostrar a mãe da porta, ou melhor, o Pai lá em cima. Nenhuma sentimentalismo família, parece um independente do outro, o tempo não é ainda os derrames. A escultura é um monumento classificado desde 1904.

Apogeu do barroco

Nós admiramos os querubins barrocas contorções educado (dourada), seis grandes castiçais de altar em bronze (XVII), belas varas procissão (madeira, bronze e prata, XIX precoce), a São Miguel matando o dragão muito barroco : é uma criança gordinha e tem a espada em uma maneira engraçada, o dragão engoliu as dimensões de um grande lagarto (XVII dourado). Outra foto de uma igreja tão orgulhoso de sua riqueza e poder: os paramentos de seda e fio de prata, as frentes de altar preciosos que teceram os trabalhadores de seda e denunciou sua rebelião em 1831.

Além disso liturgia brilhante e distante, a Virgin e décimo quarto filho, pequeno camponês rústico, provavelmente por um artesão modesto, não tão inteligente. Mas ele carrega consigo a fé dos humildes, aqueles que Le Goff incluídas na "o povo das profundezas."













--in via tradutor do google
Abbey Museum: liturgical famous collections

Rhine Virgin of the thirteenth century is the jewel of the collections that many know little Gaillac, while their national reputation is established. / Photo DDM

LEMENT The Abbey Museum Saint Michel is not the most visited of the city. Many tourists pass through the tourism point or vault winemakers, too little down one floor to enter the maze of galleries, flush with water. The Museum is especially identified as that of the vine and wine.

Yet it has other riches, as the room dedicated to religious and priestly objects. The jewel is the Virgin and Child, a Rhenish work in polychrome wood of the thirteenth century, the Gaillac discovered in 1997 when it was stolen from the abbey.

Found by chance in Italy, she took up the museum, leaving his pedestal to a copy in the church. She is not so young, she wears a mine between sadness and fatalism, if we look at the drooping eyelids.

Others will read a hint of irony or detachment. The child Jesus, to the little man already formed lines, is compelling in its way to show the mother the door, or rather the Father up there. No family sentimentality, one seems independent of the other, the time is not yet the effusions. The sculpture is a listed monument since 1904.

Heyday of baroque

We admire the baroque cherubs mannered contortions (gilded), six large altar candlesticks in bronze (XVII), beautiful procession sticks (wood, bronze and silver, early nineteenth), a Saint Michael slaying the dragon very baroque : it is a chubby child and holds the sword in a funny way, the dragon swallowed the dimensions of a large lizard (gilded seventeenth). Another picture of a church so proud of his wealth and power: the vestments of silk and silver thread, the precious altar fronts that wove the silk workers and denounced their rebellion in 1831.

Next to this brilliant and distant liturgy, a Virgin and fourteenth child, small rustic peasant, probably out of a modest craftsman, not so clever. But it carries with it the faith of the humble, those that Le Goff included in "the people of the depths."

Google Tradutor para empresas:Google Toolkit de tradução para appsTradutor de sitesGlobal Market Find

Nenhum comentário:

Postar um comentário