A Rússia pretende inaugurar dois museus em homenagem ao poeta soviético Joseph Brodzky em 2015, ano em que completaria 75 anos se estivesse vivo. Um apartamento em São Petersburgo e uma casa de campo em Arkhangelsk, onde ele viveu, estão sendo preparados para receber itens pessoais, fotos e materiais midiáticos sobre o artista.
Nascido em uma família judia, na antiga Leningrado, em 1940, Brodsky passou por muitas dificuldades antes de se tornar conhecido nos círculos literários, nos anos 1950 e 1960, por poemas como “Peregrinos” e “O Cemitério Judeu perto de Leningrado”.
Joseph Brodsky escreveu livros como “A Part of Speech” e “To Urania”
Envolvido em processos e perseguido por autoridades do antigo regime, acabou emigrando para os Estados Unidos na década de 1970, conseguindo empregos como professor visitante em diferentes universidades. No auge de sua carreira, em 1987, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura pelo conjunto de sua obra.
Joseph Brodsky faleceu em 1996, em Nova York, aos 55 anos. Mas livros como “A Part of Speech” e “To Urania”, entre outros, permanecem sendo lembrados e estudados por pesquisadores e curiosos de muitas nacionalidades.
A opção da Rússia de inaugurar os dois museus em homenagem ao poeta em 2015 também é motivada pelo fato de ser esse o Ano da Literatura Russa.
fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.diariodarussia.com.br/cultura/noticias/2014/07/22/russia-abrira-dois-museus-em-homenagem-ao-poeta-joseph-brodsky/
Nenhum comentário:
Postar um comentário