Já passou quase um milénio desde a última vez que um marinheiro incauto teve a infelicidade de se cruzar com um barco Viking. Mas isso pode estar prestes a mudar, agora que um museu dinamarquês está a fabricar réplicas destas embarcações outrora temidas em várias partes do mundo.
A pensar nos entusiastas mais excêntricos, o museu dos barcos Viking em Roskilde, na Dinamarca, está a vender na sua loja de recordações estes modelos.
Uma das réplicas, de 12 metros, custa cerca de 400 mil euros e imita a embarcação «Skuldelev 6», datada de 1030, e que foi encontrada em 1962, em Roskilde, de acordo com a imprensa britânica.
A bordo poderão navegar 80 «guerreiros». Este modelo vem com sete pares de remos de grandes dimensões e uma vela.
Mas quem é novo no «negócio da pilhagem» pode optar por uma réplica de 6,5 metros. Por cerca de 34 mil euros pode ser sua.
Esta embarcação mais pequena é baseada no «Gokstad», modelo encontrado em 1880, em Vestfold, na Noruega.
Anders Røge, dono da Culture Nordic, que está a fabricar as réplicas, afirmou que os barcos Viking «estão na moda como nunca estiveram».
«Não temos dúvida que um barco Viking vai realizar o sonho de infância de muitos entusiastas e empresas», comentou, frisando que estes barcos, no entanto, devem ser usados para fins mais pacíficos, e não pilhagem e terror.
«São ideiais para um cruzeiro de fim-de-semana», concluiu. Mas não se esqueça de levar um crânio para ter onde servir a bebida...
fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=714497
Nenhum comentário:
Postar um comentário