Ouvir o texto...

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Após ser restaurado, presépio criado há 60 anos é exposto em museu

Obra foi criada na década de 1950 por um alfaiate de Londrina, no Paraná. Presépio foi restaurado e volta a ficar exposto após quase 50 anos.



Um presépio montado há mais de 60 anos agora faz parte da exposição permanente do Museu Histórico de Londrina, no norte do Paraná. Criado na década de 1950 pelo alfaiate Lauro Dutra Borges, o presépio decorava o comércio da família e virou ponto tradicional de visitação durante o Natal na cidade. Em 1965, a alfaiataria fechou, e o presépio não ficou mais exposto. Mas, após ser restaurado, o público pode ter acesso a exposição de arte mais uma vez.

Todas as peças do presépio possuem movimento. E além dos símbolos tradicionais que compõe a obra, como as imagens de Maria, José e do menino Jesus, Borges colocou outros elementos, como um castelo com a princesa esperando o príncipe, um ambiente para os patos, a força do trabalho do ferreiro. O presépio ganhou também uma locomotiva e réplicas do Museu Histórico de Londrina, antiga estação ferroviária da cidade, e do Museu de Arte, onde funcionou a Estação Rodoviária de Londrina.

O criador do presépio morreu há 14 anos, e sempre teve a vontade de deixar a obra em exposição para toda a população. “O Lauro sonhava em ter um presépio permanente em Londrina. Ele tinha esse sonho nas décadas de 1950 e 1960, mas não conseguiu realizar. Esse ano, estamos realizando esse pequeno sonho dele”, diz Amauri da Silva, organizador da exposição. 

Além dos símbolos tradicionais, presépio possui outros elementos, como castelo e locomotiva (Foto: Reprodução/RPC)

A esposa de Lauro, Benedita Borges, destaca o carinho com que o marido produzia as peças e montava o presépio. “O primeiro presépio foi criado logo que casamos, em 1951. Ele fazia porque gostava. Nunca pediu dinheiro de ninguém para terminá-lo. Nesta estação [onde fica o Museu Histórico atualmente] ele [Lauro Borges] chegou em 1948, e aqui vai ficar o presépio que ele tanto gostava”, lembra.

Para a filha, Sirlei Borges, a obra é bem mais que um presépio. “Esta é uma coisa que o meu pai fez com a mãe dele, tirava da cabeça dele as coisas. Cada ano era uma peça a mais no presépio”, conta emocionada.

O Museu Histórico de Londrina fica na rua Benjamin Constant, 900 – Centro. O local fica aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30, e aos sábados e domingos, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 17h. A entrada é gratuita.
 
fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2014/12/apos-ser-restaurado-presepio-criado-ha-60-anos-e-exposto-em-museu.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário