Ouvir o texto...

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Cultura e cozinha brasileira - PAVÊ de GOIABA - César Santos , do livro César Santos Chef.

Sobre Chef


César Santos ocupa, hoje, lugar de destaque no cenário da gastronomia nacional ( Brasileira ) e internacional. A originalidade das suas criações culinárias, o seu talento e a sua simpatia, o consagram como um dos melhores chefs do Brasil. São mais de dez anos de estória feita com muito trabalho e dedicação. César iniciou sua carreira aos 23 anos, como aluno do curso de hotelaria. Simultaneamente, começou a trabalhar em bares e restaurantes como segundo chef, mas logo passou a atuar com um serviço de buffet próprio, oferecendo jantares a domicílio. 


O restaurante Oficina do Sabor surgiu pequeno, em 1992, mas surpreendeu a todos os paladares com suas receitas exóticas que trouxeram novos sabores para a culinária pernambucana. O segredo foi no mínimo inovador: a mescla de frutos do mar com frutas e ervas. Devido à criatividade da sua cozinha, a casa faz parte hoje da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, sendo parada obrigatória de visitantes que chegam à cidade. 


Graças ao seu talento, César já conquistou diversos prêmios como um dos melhores chefs da cozinha brasileira. Entre eles, o Recife Sabor, promovido pela ABRASEL - PE por três anos consecutivos: 1996, 1997 e 1998. Em 98 e 99 se classificou entre os 12 finalistas do Nestlé Toque D'or. Ainda em 99, ganhou destaque entre os principais concorrentes do Chef Talento Sadia, edição nacional, obtendo o primeiro lugar. 


César também participou de diversos festivais gastronômicos, em várias partes do mundo. Em 2002, representou a região no badalado Macarrão Fashion Gourmet, em São Paulo, evento que reuniu dez dos melhores chefs do Brasil. Além disso, levou a cozinha brasileira ao Oriente e Ocidente, realizado em setembro do ano passado, na Itália. Não é à toa que a Revista Veja elegeu, no ano passado, o Oficina do Sabor como o segundo melhor restaurante de Pernambuco e a melhor casa regional do Estado. Atualmente, César é diretor de alimentos da ABRASEL - PE; diretor da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança nas regiões Norte e Nordeste e, ainda, Diretor no Norte/Nordeste da Associação Brasileira da Alta Gastronomia (Abaga).


Pernambuco é considerado o primeiro pólo gastronômico de Nordeste e o terceiro do país ( Brasil ) . Tanto que a Secretaria de Turismo de lá fez uma pesquisa e descobriu que a boa mesa era o segundo motivo a levar gente do Brasil e do mundo ao Estado. Por essas e outras que Samuel Oliveira, o secretário de turismo local, decretou que 2010 seria o ano da gastronomia em Pernambuco. À frente dos chefs e restaurantes pernambucanos está César Santos, o embaixador da gastronomia local e chef do Oficina do Sabor – restaurante em Olinda que já virou atração turística. Lá, o tempero carregado do Nordeste impera em pratos levíssimos.


Com uma visão à frente do seu tempo e por sempre buscar inovação, César Santos idealizou ao lado dos sócios Márcio Sena e Ana Cláudia Lins, o Festival Gastronômico de Pernambuco, FGPE, inspirado no amigo chef Paulo Martins, criador do Ver-O-Peso da Cozinha Paraense. Atualmente, o FGPE é um dos maiores eventos de gastronomia do país, que contou em sua nona edição, em 2010, com 28 restaurantes participantes em duas etapas no Recife, Olinda, Ipojuca, Petrolina e Fernando de Noronha.


Por incentivar o uso dos ingredientes típicos da região, foi o personagem principal do documentário “Que Coisa é Essa?”, dirigido por Bruno Albertim, em 2009, que apresentou no vídeo a cozinha contemporânea do Nordeste, explicando a linguagem gastronômica criada pelo chef do Oficina do Sabor, primeiro a utilizar frutas e outros ingredientes dos quintais pernambucanos, litoral e sertão, em harmonia com técnicas clássicas européias.


Devido ao seu trabalho e dedicação pela culinária brasileira, César Santos ganhou reconhecimento internacional em publicações no New York Times e revistas européias, atuou como jurado em diversos concursos e foi contemplado com premiações como Melhor Chef no Prêmio Veja Comer e Beber e primeiro lugar no Chef Talento Sadia. Hoje, após 18 anos no comando do Oficina do Sabor, o chef e o restaurante são consagrados como o melhor restaurante contemporâneo de comida regional em Pernambuco, referência de qualidade Brasil afora.



PAVÊ de GOIABA


INGREDIENTES


200g de biscoito champanhe
1 litro de leite
400g de goiabada cremosa 
400g de doce de leite
4 claras em neve
4 colheres (sopa) de açúcar refinado
1 colher (chá) de amido de milho diluído em água
1 lata de creme de leite sem o soro
MODO DE PREPARO


Em uma travessa forre os biscoitos champanhe, umedeça com leite. Reserve.
Bata no liquidificador o doce de leite com duas xícaras de leite. Leve ao fogo até levantar fervura, engrosse com maisena até formar um creme homogêneo, espere esfriar e faça uma camada por cima do biscoito. Espalhe o creme de goiaba por cima do doce de leite.

Bata as claras em neve, acrescentando o açúcar refinado, a essência de baunilha e o creme de leite, espalhe por cima da goiaba fazendo uma camada. Coloque no congelador por 24 horas.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti  http:/ /receitas.ig.copavegoiabadam.br/pave-de-goiabada/4ebc1100bb9ec2f271000072.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário