Ouvir o texto...

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Museu Geológico Valdemar Lefèvre MUGEO, em São Paulo, Brasil

O MUGEO foi criado em 14 de novembro de 1967, mas parte de seu acervo originou-se na Comissão Geográfica e Geológica – CGG (1886-1931).

As exposições permanentes do Museu constituem-se, basicamente, de minerais, rochas, fósseis, objetos e documentos antigos, reunidos desde os trabalhos da Comissão Geográfica e Geológica do Estado de São Paulo, Brasil, a partir do século passado.

O Museu não é só um centro de exibição de coleções, ele representa o reflexo de mais de um século de pesquisas nas áreas de Geociências no Estado de São Paulo. Pesquisas estas iniciadas pela Comissão Geográfica e Geológica (1886-1931) e continuadas pelo atual Instituto Geológico da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Dessa forma o acervo do MUGEO reflete principalmente as pesquisas desenvolvidas no território paulista.


fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://mugeo.sp.gov.br/


Vista frontal do MUGEO







Comissão Geográfica e Geológica – CGG


Ambiente de escritório na exposição da Comissão Geográfica e Geológica

Com a cafeicultura e o acelerado crescimento econômico da Província de São Paulo, surgiu a necessidade de se conhecer o território paulista. Assim, data de 1886 a criação da COMISSÃO GEOGRÁFICA E GEOLÓGICA – CGG, que se destinava a realizar pesquisas e levantamentos detalhados sobre o solo, clima, geomorfolzogia, geologia e hidrografia do Estado de São Paulo. O trabalho da CGG revelou-se extremamente importante para o processo de ocupação territorial no interior do Estado.



Goniômetro

Entre suas realizações destacam-se as expedições exploratórias aos grandes rios, e, assim como os antigos Bandeirantes, os pesquisadores utilizaram essas vias naturais de transporte para iniciar os levantamentos científicos. Os trabalhos da CGG duraram até 1931, e quase tudo que se realizou na pesquisa (mapas, relatórios, documentos fotográficos, além de equipamentos), passaram a pertencer a diversos orgãos e instituições de pesquisa como o Instituto Geológico, de Botânica, Florestal, Geográfico e Cartográfico, o Museu deGeologia, o Museu Paulista (Ipiranga), e o Instituto Astronômico e Geofísico da USP, dentre outros.

Colaboraram na Comissão, pesquisadores e naturalistas famosos como: Theodoro Sampaio, Albert Loefgren, Orville Adelbert Derby, Francisco de Paula Oliveira, Luiz Felipe Gonzaga de Campos, entre outros.


Salto dos Patos - Rio Grande - 1910


Salto de Itapura - Rio Tietê - 1905


Vista parcial do Salto de Urubupungá. Rio Paraná - 1905

A Comissão Geográfica e Geológica, em 45 anos de existência, lançou em média duas publicações por ano, colaborando com seus levantamentos no reconhecimento e planejamento do espaço territorial paulista. Deve-se ainda à CGG a aquisição e coleta de parte das coleções que atualmente compõem o acervo do MUGEO.





Acervo


Minerais

Equipamentos geológicos do século passado, fotografias antigas, mapas, coleções de minerais, de rochas e de fósseis formam o acervo do MUGEO.

No MUGEO o público conhece os temas ligados às geociências e aprecia a beleza do mundo mineral.

Adquire, ainda, noções de evolução sobre as formas de vida que existiram nos diversos períodos geológicos do Planeta.


Vista Parcial das Coleções de Fósseis e Minerais


Equipamentos antigos da Comissão Geográfica e Geológica



Av. Francisco Matarazzo, 455
Parque da Água Branca – Perdizes
São Paulo – São Paulo, Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário