Ouvir o texto...

sexta-feira, 1 de maio de 2015

No leilão foi arrematado, por 100 mil euros, um prato em porcelana da China, do período da dinastia Ming, no reinado Jiajing (1530-1550).

O prato, com decoração a azul sob vidrado, representando ao centro o dragão alado inscrito num medalhão com nuvens, inclui representações da esfera armilar, símbolo de D. Manuel I, posteriormente adotado por D. João III.

O prato é proveniente da ex-coleção comandante Alpoim Calvão, segundo a Veritas, que assinala a existência de outros exemplares nas coleções da Fundação Medeiros e Almeida, no Museu do Caramulo, em Portugal, e no Metropolitan Museum de Nova Iorque, nos Estados Unidos, no Museu Topkapi Saray, em Istambul, no Princessehof Museum, na Holanda, e no Idemitsu Museum of Arts, em Tóquio.





Uma tela de José Malhoa (1855-1933), intitulada "Maçã Reineta", datada de 1927, também foi vendida em Lisboa, por 35 mil euros, num leilão da Veritas Art Auctioneers, que terminou na quarta-feira, após duas sessões.


O óleo sobre tela de José Malhoa, com 24,5 centímetros por 19 centímetros, foi vendido pela estimativa mínima, no último dia do leilão.

fonte: @edisonmaritto #edisonmariotti http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=825005&tm=4&layout=121&visual=49

Nenhum comentário:

Postar um comentário