O Museu de Arte Contemporânea de Serralves ( .pt ) e o Teatro Nacional São João iniciam este ano um novo projecto de colaboração que se traduz na apresentação regular de peças da coleção do Museu nos espaços do teatro. A inauguração acontece já este sábado (dia 13), pelas 18:00, no Salão Nobre.
A primeira obra a ser apresentada no âmbito desta colaboração é uma escultura de Leonor Antunes intitulada Artigas (2014), que estará em exposição a partir do dia 13 no Salão Nobre do Teatro.
Esta obra, realizada em 2014 e adquirida pelo Museu de Serralves no mesmo ano, foi inspirada por uma visita de Leonor Antunes a uma casa localizada em São Paulo, que o arquiteto brasileiro João Vilanova Artigas (1915-1985) desenhou para a sua família em 1949. Leonor Antunes mediu e fotografou cuidadosamente os seus espaços. Interessou-se em particular pelo soalho de um dos quartos de visitas, que foi um espaço muito importante para a resistência à ditadura brasileira, já que aí se realizaram várias reuniões de opositores ao regime.
Leonor Antunes (Lisboa, 1972), cuja prática artística assenta, em grande medida, na replicação de pormenores arquitetónicos de edifícios, optou por duplicar exatamente o padrão e as medidas daquele soalho de madeira numa peça suspensa, uma espécie de cortina, feita de finos e delicados tubos de latão que se relacionam no espaço.
Antes de ser integrada na Coleção de Serralves, esta peça foi apresentada na 8.ª Bienal de Berlim (no KW Institute for Contemporary Art) e no Perez Art Museum de Miami em 2014.
fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=776655
Nenhum comentário:
Postar um comentário