Testemunha privilegiada dos episódios narrados em seu magnífico livro A Proteção Legal dos Terreiros de Candomblé, o desembargador Lidivaldo Brito, com a simplicidade de um mestre da esgrima, lega ao público um depoimento histórico sobre o culto africano dos orixás, amamentado, aqui na Bahia, segundo Jorge Amado, nos seios das mães de santo, arcas de esperanças e sonhos, cofres de amor e ódio.
Harmonizado consigo próprio, prudente e envolvendo suas inquietações literárias no sorriso tolerante da sensatez, Lidivaldo Brito vai muito além do que já se escreveu sobre essa religião panteísta, trazida para o Brasil pelos negros iorubás, da África. Seus deuses são os orixás, dos quais 16 deles são cultuados na Bahia.
A partir daí desenrola-se uma história admiravelmente contada pelo autor, que, com mão de mestre, conduz os personagens através de emocionante aventura, num enredo apaixonante, que só o talento de um Lidivaldo Brito pode narrar sobre os processos de tombamento dos terrenos de Candomblé pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN.
O candomblé é uma religião nascida em Ifé (Nigéria), na África. Seus deuses são os Orixás, que correspondem a pontos de força da Natureza, cada qual relacionado -pelo sincretismo ocorrido durante o período da escravatura-, a um santo católico. O pai ou a mãe de santo é a autoridade máxima do candomblé, escolhida pelos próprios orixás para que os cultuem.
Geralmente possuem um terreiro onde se plantam os axés e dentro do qual existe um barracão onde se faz as oferendas aos orixás, senhores das folhas, da ciência das ervas e dos mistérios da vida. Em iorubá terreiro é egbe e casa é ilé. Normalmente escrevemos ilê porque é assim que se pronuncia.
Na Bahia, o predomínio é das Iyá’s (mães), que engrandecem a religião, a exemplo de Mãe Menininha do Gantois e Mãe Stella de Oxóssi, baluartes que, além da orientação espiritual, transformaram vidas através dos seus feitos.
No livro, ao longo de suas páginas, assistimos, numa expectativa cheia de emoção, a luta pelo tombamento dos terreiros de candomblé e a histórica resistência à intolerância religiosa. E os atores do grande espetáculo, numa atmosfera carregada de suspense, desempenham os papéis que os orixás lhes atribuíram.
A imaginação e o talento do autor conduzem essa luta através de um ambiente tempestuoso, até o seu deflagrar libertador. Como disse Edvaldo Brito, Lidivaldo nos lega um depoimento que se constitui no maior documento até hoje já escrito para servir de instrumento a quantos, assim inspirados, desejem manter a proteção legal dos terreiros de candomblé.
Nascido em Salvador, nos idos de 60, formou-se em Direito pela UFBA, em 1984 e ingressou no Ministério Público Estadual em 1991. Ali atuou na Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, representando o órgão no Conselho de desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado.
Logo depois tornou-se Procurador Geral de Justiça, em cuja função ficou por quatro anos. Daí foi para o TJ/BA, como desembargador, função que acumula com a de presidente da Comissão de Igualdade, Combate à Discriminação e de Promoção dos Direitos Humanos.
Rico em homenagens, recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares, outorgada pela Câmara de Vereadores da capital baiana, e a Medalha Luís Gama, concedida pelo Programa de Direito e Relações Raciais, da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, em 2014.
De origem libanesa, conserva todo o acervo cultural desse extraordinário povo, que aportou no Brasil na segunda metade do século dezenove, embora, oficiosamente, digam que foi quatro anos depois de D. Pedro II ter visitado o Líbano, em 1876. Cento e quarenta anos depois, esse ilustre árabe-brasileiro publicou “Os primos - crônica de uma família libanesa na Bahia”.
Nesse seu novo livro sobre a proteção legal dos terreiros do candomblé, no capítulo dedicado à laicidade do Estado brasileiro, o autor cita uma Ação de Inconstitucionalidade relatada pelo desembargador Nilson Castelo Branco, promovida pela Federação Nacional dos Hotéis, Bares e Similares, declarando a inconstitucionalidade de uma lei que proibia a venda de bebidas alcoólicas nos restaurantes durante a Sexta-Feira da Paixão.
Por fim, registre-se que o título deste artigo foi uma sugestão do desembargador Baltazar Miranda Saraiva, pois, segundo ele, Lidivaldo é protegido dos orixás, e nós (ele e eu), bem que poderíamos ser, também.
fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti
Cultura e conhecimento são ingredientes essenciais para a sociedade.
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O tempo voa, obras de arte são para a eternidade, sem rugas!
--in via tradutor do google
Brazilian culture - Candomblé. The orixás protégé, of whom 16 are worshiped in Bahia, Brazil.
A privileged witness of the episodes narrated in his magnificent book The Legal Protection of Candomblé Terreiros, the judge Lidivaldo Brito, with the simplicity of a master of fencing, bequeaths the public a historical account of the African cult of the orixás, According to Jorge Amado, in the breasts of the mothers of saints, coffins of hopes and dreams, coffers of love and hate.
Harmonized with himself, prudent and involving his literary restlessness in the tolerant smile of wisdom, Lidivaldo Brito goes far beyond what has already been written about this pantheistic religion, brought to Brazil by the black Yoruba, from Africa. Their gods are the Orixás, of whom 16 are worshiped in Bahia.
From then on, a story admirably told by the author, who, with a master's hand, leads the characters through an exciting adventure, in a passionate plot that only the talent of a Lidivaldo Brito can narrate about the processes of tipping the lands of Candomblé by the Institute of National Historical and Artistic Heritage - IPHAN.
Candomblé is a religion born in Ifé (Nigeria) in Africa. Their gods are the Orixás, which correspond to points of strength of Nature, each related - by the syncretism that occurred during the period of slavery - to a Catholic saint. The father or mother of santo is the maximum authority of the candomblé, chosen by the own orixás so that they worship them.
Generally they have a terreiro where the axes are planted and inside which there is a shed where the offerings are made to the orixás, lords of the leaves, the science of the herbs and the mysteries of the life. In Yoruba, terreiro is egbe and house is ilé. Usually we write ilê because that's how it is pronounced.
In Bahá'í, the Iyá's (mothers) predominate, which magnify the religion, like Mother Menininha do Gantois and Mother Stella de Oxóssi, bastions that, in addition to spiritual guidance, transformed lives through their deeds.
In the book, along its pages, we watched, in an expectation full of emotion, the struggle for the overturning of the candomblé terreiros and the historical resistance to religious intolerance. And the actors of the great spectacle, in an atmosphere charged with suspense, play the roles that the orixás attributed to them.
The author's imagination and talent lead this struggle through a tempestuous environment, until his outbreak of liberation. As Edvaldo Brito said, Lidivaldo assures us of a testimony that is constituted in the largest document ever written to serve as an instrument to all those who, inspired thus, wish to maintain the legal protection of the candomblé terreiros.
Born in Salvador in the 1960s, he graduated in Law from UFBA in 1984 and joined the State Public Prosecutor's Office in 1991. There he served in the Justice Prosecutor's Office to Combat Racism and Religious Intolerance, representing the organ in the Development Council Of the Black Community of the State.
Shortly thereafter he became Attorney General of Justice, in whose position he remained for four years. From there he went to the TJ / BA, as a judge, a function that he accumulates with that of president of the Commission on Equality, Combating Discrimination and Promotion of Human Rights.
Rich in tributes, he was awarded the Zumbi dos Palmares Medal, granted by the City Council of Bahia, and the Luis Gama Medal, granted by the Law and Racial Relations Program of the Faculty of Law of the Federal University of Bahia in 2014.
Of Lebanese origin, it retains all the cultural heritage of this extraordinary people, who came to Brazil in the second half of the nineteenth century, although, unofficially, it was four years after Dom Pedro II visited Lebanon in 1876. One hundred and forty Years later, this illustrious Arab-Brazilian published "The cousins - chronicle of a Lebanese family in Bahia".
In his new book on the legal protection of candomblé terreiros, in the chapter dedicated to the secularism of the Brazilian State, the author cites an Unconstitutionality Action reported by the judge Nilson Castelo Branco, promoted by the National Federation of Hotels, Bars and Similar, declaring the unconstitutionality Of a law prohibiting the sale of alcoholic beverages in restaurants during the Friday of the Passion.
Finally, it should be noted that the title of this article was a suggestion of the judge Baltazar Miranda Saraiva, because, according to him, Lidivaldo is protected from the orixás, and we (he and I), well we could be, too.
--chines simplificado via tradutor do google
巴西文化 - Candomblé。该保护的Orishas,其中其中16巴西巴伊亚被崇拜。
在他的宏伟书Candomblé的法律保护,法官Lidivaldo布里托,与剑术大师的简单叙述的情节特权见证,传给公众关于神灵的崇拜非洲历史的陈述,在巴伊亚州这里调养,根据豪尔赫·阿马多,在神圣的母亲的乳房,希望和梦想,爱与恨保险柜箱子。
用他自己协调,稳健,涉及他的文学关注的智慧,宽容的微笑,Lidivaldo布里托远远超出了已被写入这个泛神论宗教,来自非洲约鲁巴黑人带到巴西。他们的神是的Orishas,其中有16家在巴伊亚州的崇拜。
从那里展开的作者,谁,有大师之手,通过令人兴奋的冒险导致了令人钦佩的人物讲了一个故事,一个引人注目的故事情节,只有一个Lidivaldo布里托的人才可以告诉土地的引爆过程由历史和艺术遗产研究所National- IPHANcandomblé。
Candomblé在非洲出生于伊费(尼日利亚)的宗教。他们的神是的Orishas,代表大自然的长处,每个相关-at期间escravatura-,一个天主教圣徒期间发生的合一。父亲或母亲圣人Candomblé的最高权力机构,由他们自己选择的神佛,使朝拜。
通常他们有一个院子,其中厂房轴,其内有一个棚子在那里供养的神灵,叶子的领主,草药和生命奥秘的科学。约鲁巴是EGBE院子和房子是Ile。通常我们写ILE因为它是如此明显。
在巴伊亚,患病率是祖谷的(母亲),它放大宗教,像母亲Menininha Gantois和母亲斯特拉Oxóssi,即除了精神指引,通过他们的事迹转化的生命壁垒的。
在这本书中,沿着它的页面,我们已经看到,在一个充满了兴奋期待,对于Candomblé的倒台和宗教不容忍的历史阻力的斗争。和大奇观,悬疑紧张的气氛,对参与者播放分配他们的神的角色。
想象力和天赋笔者通过一个风雨交加的环境,他们的拯救者引爆导致这场战斗。正如我所说Edvaldo布里托,Lidivaldo传给我们,构成写过至今,作为一种工具,那么那些灵感,希望保持Candomblé的法律保护的最大文件的见证。
出生于萨尔瓦多,60弑父,毕业于法律从UFBA于1984年,于1991年加入了国家检察官办公室在那里,他在检察官办公室合作,反对种族主义和宗教不容忍,表示身体会议的发展黑人社区的状态。
不久之后,他成为司法部总检察长,其功能是四年。然后去了TJ / BA作为一名法官,与平等委员会主席,打击歧视和促进人权积累的功能。
在丰富的荣誉,他获得了奖章Zumbi,市议会萨尔瓦多,和路易斯·伽马奖章授予,由法律计划和种族关系,巴伊亚州联邦大学法学院颁发,2014年。
黎巴嫩裔,保留了这一不平凡的人,谁在十九世纪下半叶抵达巴西的所有文化遗产,虽然非正式地说,这是四年后佩德罗二世曾在1876年一百四十访问了黎巴嫩年后,阿拉伯 - 巴西杰出出版的“表兄弟 - 一个黎巴嫩家庭巴伊亚编年史”。
那他对Candomblé的terreiros的法律保护新书,专门为巴西国家的世俗性的章节中,作者引用了法官尼尔森布朗库堡报道了违宪诉讼,由酒店,酒吧及类似全国工商联推广,宣告违宪一项法律,禁止在耶稣受难日激情过程中餐馆出售酒精饮料。
最后,注册这篇文章的标题是法官巴尔塔萨·米兰达萨莱瓦的建议,因为他说,Lidivaldo从受保护的Orishas,我们(他和我),我们可以了。
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