Ouvir o texto...

domingo, 5 de junho de 2011

Brasil e Espanha nas cores de Otto

O Espaço Cultural Unifor Anexo traz a Fortaleza a obra de um dos grandes nomes da pintura nacional: Otto Cavalcanti, que construiu sua carreira entre o nordeste brasileiro e Barcelona
A partir do dia 7 de junho, o campus da Unifor abre suas portas para acolher obras do renomado pintor brasileiro Otto Cavalcanti. Toda a cor e energia de suas obras expostas nos grandes museus e galerias da Europa poderão ser apreciadas pelo público cearense em um convite para conhecer seu modo peculiar de ver o mundo.

Brasileiro, nascido em Itabaiana, na Paraíba, Otto trabalhou como ilustrador publicitário no Rio de Janeiro, nos anos 50. Nessa época, seus retratos eram influenciados sobretudo por Modigliani. Seus temas favoritos, que perdurariam ao longo de toda a sua carreira, são a música, o movimento, a natureza e as religiões afro-brasileiras.

Em meados dos anos 70, Otto Cavalcanti começou uma viagem pela Europa. Expôs em Madrid, Londres, Paris, mas quis estabelecer-se em Barcelona, envolvido pelo rico meio artístico espanhol. Ali, Otto construiu sua carreira como um dos destacados representantes das vanguardas das artes na Espanha e com reflexo de seu trabalho em toda a Europa.

Em 1984, recebe um convite para se estabelecer por três meses no Brasil, período que se estendeu por 12 anos, quando foi homenageado por colecionadores, instituições e governos da região Nordeste. O reencontro com sua cultura e sua geografia faz surgir uma pintura inovadora, repleta de animação e experimentação.

Após 12 anos de vida pessoal e artística no Brasil, retorna em 96 para Barcelona. Com a maturidade de sua linguagem pictórica, sua obra se torna mais colorida e em negrito. Nas aquarelas, os elementos são transformados em um amálgama de flora e fauna que mistura temas clássicos com suas memórias de infância e experiências dos viajantes cosmopolitas, tudo em meio a um clima tropical dominado pelo sol, calor, energia e vegetação exuberante.

Em 2005, Otto Cavalcanti lançou uma série de pinturas inspiradas no mundo cinematográfico, como resultado do seu encontro com o colecionador de filmes Josep M. Queraltó. No ano seguinte, Otto viaja para o Brasil de forma cada vez mais frequente e prolongada, visitando principalmente o Nordeste, mais especificamente João Pessoa, Recife e Fortaleza. Para a mostra o curador Heriberto Rebouças, juntamente com a curadora Margarita Solari, selecionou 61 peças com objetivo de mostrar a técnica e a diversidade do trabalho do artista.

“A exposição traça um panorama do trabalho de Otto Cavalcanti, desde sua saída do Brasil até seu estabelecimento em Barcelona e exibe fortes traços da arte catalã, além de um trabalho diversificado e feito com bastante propriedade”, diz Heriberto. O público poderá conferir trabalhos em óleo sobre tela, óleo sobre madeira, acrílico sobre madeira, desenho em acrílico e aquarela sobre papel.

MAIS INFORMAÇÕESExposição “Otto Cavalcanti - Do Brasil à Catalunha”. De 8 de julho a 31 de julho, no Espaço Cultural Unifor Anexo. Aberta ao público de terça a sexta, das 8h às 20h, sábado e domingo, das 10h, às 18h. Contato: (85) 3477.3319


fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário