Ouvir o texto...

domingo, 5 de junho de 2011

Museu de Arte Sacra recebe obras de artistas populares

Esculturas de santos, presépios e oratórios em barro, madeira e cerâmica vão compor a exposição Arte Sacra Popular, que será aberta ao público na próxima quarta-feira (8) no museu de Arte Sacra em São Paulo. São 40 peças: além de esculturas, bordados, pinturas e madeira talhada.



Escultura do pernambucano José Bezerra (Foto: Divulgação)

A curadoria é de Edna Matosinho de Pontes, da Galeria Pontes. A maior parte das obras selecionadas é de artista do nordeste, como as do piauiense Mestre Dezinho, nas quais o regionalismo aparece em detalhes das saias dos santos, com cajus, folhagens e flores típicas. Peças de Alagoas, Pernambuco e Paraíba também aparecem. Embora em menor número, artistas de São Paulo e Minas Gerais estão representados.

A imagem da esquerda não tem autor conhecido. A da direita é do artista Bento, da Paraíba (Foto: Divulgação)
Outra parte das obras expostas é de autoria desconhecida. São os chamados "ex-votos", trabalhos artísticos que expressam gratidão a um santo católico por uma graça recebida. Há também as chamadas "paulistinhas", imagens sacras em barro características da produção de São Paulo entre os séculos XVIII e XIX, de traços simples e sem formalidade na composição.
Serviço
Exposição Arte Sacra Popular
Museu de Arte Sacra
De 8 de junho a 7 de agosto
De terça a domingo das 10 às 18 horas (bilheteria até as 17h30)
Ingresso: R$ 6,00; R$ 3,00 (meia)
Av. Tiradentes, 676 - Luz - São Paulo - SP
Informações: (11) 5627-5393 ou www.museuartesacra.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário