Ouvir o texto...

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Sobrevivência de museus portugueses está em causa, diz directora da Rede

Isabel Victor, directora da Rede Portuguesa de Museus (RPM) disse hoje que a crise económica está a colocar em risco de sobrevivência as instituições museológicas nacionais.

O próprio Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) está em risco perante as restrições financeiras, afirmou Isabel Victor à agência Lusa em S. Paulo, no Brasil, acrescentando que “os museus estatais [portugueses] estão com um orçamento extremamente reduzido”.

O trabalho de articulação na rede realizado nos últimos dez anos está “em risco”, alertou.

A responsável participou hoje no 3.º Encontro Paulista de Museus, onde apresentou a experiência da RPM na articulação dos museus portugueses, já que o modelo serve de parâmetro para a rede de museus que está em formação no Estado de São Paulo.

Isabel Victor declarou que a RPM tem “todo o interesse” em acompanhar o projecto de integração dos museus em São Paulo, em especial para a troca de experiências com Portugal.

“Estamos em estágios diferentes de articulação, mas o caminho é o mesmo”, destacou.

Para a directora da RPM, o reconhecimento do Brasil em relação às estruturas portuguesas de gestão de museus é importante para que elas continuem a existir.

“Todo o apoio que o Brasil puder dar para o reforço dos museus em Portugal é fundamental”, disse, numa referência às dificuldades diante da crise económica.

Isabel Victor salientou que os dois países possuem uma longa história de parceria académica em museologia, mas que ainda precisam ampliar o intercâmbio técnico entre os museus, por exemplo, com projectos de visitas mútuas. 



fonte:
http://www.publico.pt/Cultura/sobrevivencia-de-museus-portugueses-esta-em-causa-diz-directora-da-rede_1497940

Nenhum comentário:

Postar um comentário