Ouvir o texto...

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Exposição do PAI homenageia São Luís, no Museu Histórico


A XIII Exposição de Artes, realizada pela Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), tem como tema central “São Luís – uma homenagem a Atenas Brasileira”, cidade que comemorará em 8 de setembro 400 anos de história, lendas e mistérios. A mostra, que reúne 35 telas que foram produzidas por aposentados assistidos pelo Programa de Atenção Integrada para o Aposentado (PAI) nas oficinas de oficinas de Artes Plásticas e Arte Terapia, fica aberta no Museu Histórico e Artístico do Maranhão (Rua do Sol, Centro), até o dia 31 deste mês, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
“Todas as vezes que estou com vocês eu fico emocionado”, declarou o secretário da Gestão e Previdência, Fábio Gondim, ao fazer a abertura oficial da exposição. A supervisora do PAI, Arlete Pontes, definiu a exposição como a “arte da integração” ao constatar que todos os anos os “jovens” artistas aposentados são prestigiados por seus familiares, que vão conhecer o resultado de seus talentos.
A curadora da exposição, Tereza Moraes Rego, ressaltou que nessa exposição os aposentados/artistas prestam uma bela homenagem a São Luís, retratando em suas telas toda a diversidade cultural da capital representados numa linguagem plástica. “O figurativo predomina e desponta nas formas arquitetônicas da cidade”, enfatizou.
As telas retratam janelas, casarios, azulejos, telhados, praças e praias, pintados em suportes variados, exibindo exuberância de cores e formas. O artista Cloves Pestana, que participa das oficinas do PAI há um ano e seis meses, narrou que quando pinta se esquece do mundo. “É uma atividade muito relaxante, que me transporta”, disse ao falar de sua emoção em expor a sua obra de arte.
As telas foram ilustradas com poesias da professora de História e poetisa Eliana Campos, que conta ainda com a participação do poeta Luis Augusto Cassas, do fotógrafo Edgar Rocha e outros homenageados que fazem parte da história da cidade.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário