Ouvir o texto...

terça-feira, 3 de junho de 2014

6º Encontro Paulista de Museus

O Encontro Paulista de Museus configura-se hoje como o maior evento do setor museal paulista, reunindo a cada ano mais de 1.000 profissionais de museus, gestores públicos de cultura, estudantes e interessados. Desde 2009 é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), reunindo um público múltiplo, que inclui participantes de outros Estados e países – por meio de transmissão online – e, também, de representantes de outros Sistemas Estaduais de Museus.
 




Nesta sexta edição do evento temos algumas novidades. Além da mudança de local de realização, teremos também um processo de eleições visando à renovação do Conselho de Orientação do SISEM-SP (COSISEM-SP) e das Representações Regionais. Em 2012, fizemos as primeiras eleições para compor oficialmente essas duas instâncias. Neste momento de renovação, estamos trabalhando na consolidação dessas estruturas – que incluem a participação de profissionais do setor e de representantes da sociedade civil –, com novas propostas de Resoluções que organizam o Grupo de Trabalho dos Representantes Regionais do SISEM-SP, inclusive com minuta de regimento interno, além de pautas de discussão junto ao COSISEM-SP.

O Encontro Paulista de Museus também tem se consolidado como oportunidade-chave para consulta e debates junto à comunidade museal paulista, visando à elaboração de documentos estruturantes para o setor. Com a adesão do Governo do Estado de São Paulo ao Sistema Nacional de Cultura em 2013, reforça-se a importância de estreitar a interlocução com a comunidade museológica e consolidarmos as bases para a Política Estadual de Museus.

O tema proposto neste 6º Encontro Paulista de Museus, que permanecerá subjacente a todas as mesas e painéis, é o processo de ressignificação dos museus. Atualmente, já é senso comum a definição de museus como “lugares de memória”, termo apropriado de Pierre Nora. Na perspectiva apontada por Nora, que a memória produzida nessas instituições é voluntária e seletiva, reafirma-se a necessidade de repensar o papel dos museus e de suas práticas, bem como os modos de atuação dos seus profissionais e gestores públicos e privados. Neste momento de sistematização de uma política pública voltada para os museus paulistas, acreditamos que este seja um tema oportuno e pertinente.
 
fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti  
local: Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas Rua Voluntátios da Pátria, 547 
- Santana - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário