Ouvir o texto...

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Casa dá espaço a museu colaborativo sobre a memória italiana em Ribeirão


Casarão de 1925 abrigará histórias de famílias de descendentes italianos. Donos do imóvel já deixaram acervo com 1,2 mil objetos entre móveis e fotos.


Casarão de 1925 na Rua Tibiriçá abrigará Casa da Memória Italiana, em Ribeirão Preto (SP) (Foto: Beto Baptista/Núcelo da Notícia)

Um casarão construído em 1925 em Ribeirão Preto (SP) vai dar espaço a um museu colaborativo para contar a história da imigração italiana na cidade. Com ajuda da arquitetura, de móveis e objetos do início do século 20, a Casa da Memória Italiana pretende ser cenário de um acervo multimídia com os relatos das famílias que formaram a cultura de Ribeirão. O espaço deve ser aberto ao público em 2015.

saiba mais

Localizada na Rua Tibiriçá, na região central da cidade, o imóvel foi doado ao instituto responsável pelo museu no final de setembro. As histórias das três famílias proprietárias do imóvel são as primeiras a compor o patrimônio do espaço. A casa foi construída por uma fazendeira de café e comprada em 1941 por Pedro Biagi, avô do empresário Maurílio Biagi Filho, um dos atuais donos do casarão.

Apesar de antiga, a casa não precisou de restauração e foi necessário apenas um trabalho de pintura e alguns cômodos. “Tudo está preservado e muita pouca coisa foi restaurada porque até dois anos atrás a última moradora ainda estava lá, então foi mantida assim e tudo funciona, como banheiros e a cozinha”, contou a gestora executiva Alice Registro. 


Casa em Ribeirão Preto não precisou passar
por reforma (Foto: Beto Baptista/Núcelo da Notícia)


Acervo
O museu ainda está em fase de conclusão e de captação de material, mas já possui 1,2 mil peças como móveis, fotografias e objetos pessoais dos antigos moradores. “Já temos 600 fotos e outros 600 objetos da história da família Biagi, além da mobília que já estava na casa desde a construção”, explicou a curadora.

O restante do acervo será composto pela história das outras tantas famílias de imigrantes italianos que criaram raízes em Ribeirão Preto ao longo das décadas. Segundo pesquisa feita pelos curadores do museu, 80% das famílias que moravam em Ribeirão Preto no início do século 20 eram italianas. “Acreditamos que esse número possa ter crescido ainda mais ao longo do tempo”, comentou Alice.

Para compor a outra parte do material exposto, o museu deve contar com a colaboração dessas outras famílias. Os interessados devem procurar a própria Casa Italiana para ajudar a enriquecer o acervo, com histórias, objetos e fotos. O contato deve ser feito pelo telefone (16) 3627-0692.

“A proposta é trabalhar com a vertente atual da museologia, com as tecnologias, interação das pessoas e ser muito próximo da sociedade, com ajuda de recursos em áudio e vídeo”, disse Alice. 

Casarão de 1925 na Rua Tibiriçá abrigará Casa da Memória Italiana, em Ribeirão Preto (SP) (Foto: Beto Baptista/Núcelo da Notícia)
 
 
fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2014/10/casa-da-espaco-museu-colaborativo-sobre-memoria-italiana-em-ribeirao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário